18/06/2015
A retração no consumo de pescados desencadeada pela crise econômica agravou a situação das indústrias do setor no país, segundo a Abipesca (associação que representa as empresas).
Do total de companhias que integram a entidade e que respondem por 80% de todo o mercado nacional, um terço entrou com pedido de recuperação judicial.
"É um forte sintoma de que o setor não vai bem, por conta da concorrência de produtos importados, da falta de regulamentação da indústria e de políticas públicas", diz Eduardo Lobo, vice-presidente da Abipesca.
As vendas de pescados caíram 30% no acumulado deste ano, em relação ao mesmo período de 2014.
Cerca de 90% dos associados sobrevivem do mercado consumidor nacional, que está em retração desde o segundo semestre do ano passado.
A maioria das empresas vem tentando migrar sua atuação para o mercado externo para aproveitar o câmbio favorável, segundo o executivo, que é sócio da Prime Seafood, de lagostas, que exporta 80% da produção.
"As indústrias e os supermercados no país estão com estoques altíssimos. Se essas companhias tiverem apoio, elas poderão alcançar um faturamento de 15% a 20% maior em 2016 e manter seu quadro de funcionários."
Entre os pleitos da associação recém-criada está a criação de um selo de qualidade.
"Com a regulamentação, o segmento poderá investir e retomar seu crescimento."
CARRINHO REFORMADO
O grupo MGB, dono das redes de supermercados Mambo e Giga Atacado, vai investir R$ 40 milhões para abrir unidades e reformar lojas existentes.
Estão previstos dois pontos Giga Atacado em Cotia e Jundiaí, no Estado de São Paulo, e um Mambo na zona sul da capital.
As unidades Mambo na Vila Romana e na Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo, serão repaginadas para atender ao novo posicionamento da marca, voltada ao público "premium".
A empresa não mudou o seu plano de expansão por causa da crise, mas fez adequações operacionais, como a redução do estoque nas lojas, por exemplo.
O objetivo é agilizar o giro de mercadorias.
"Antes [o estoque] durava até 15 dias, o dobro do que estamos fazendo hoje. Nosso centro de distribuição, que tinha uma concentração de 1.500 produtos, agora tem 3.000", diz André Nasser, diretor do grupo.
A companhia também iniciou a expansão por meio de franquias. A primeira, de bandeira Mambo Express, começou a operar nesta semana, em Alphaville.
1.900
é o número de funcionários nas duas redes
R$ 10 milhões
é o investimento médio em uma unidade Giga Atacado, com 5.000 m² de área
9
são os supermercados do grupo em operação na Grande São Paulo
14%
foi o crescimento no faturamento da rede Mambo em 2014, enquanto neste ano deverá apresentar uma retração de 6,5%
SEM ÂNIMO PARA COMPRAR
A intenção de consumo das famílias caiu em junho pelo quinto mês consecutivo, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).
O índice chegou aos 91,7 pontos, em uma escala que varia de 0 a 200. Números maiores apontam uma elevada propensão ao consumo, mas valores abaixo de cem indicam insatisfação.
A marca registrada em junho representa uma queda de 23,8% em relação ao patamar do mesmo mês de 2014.
Todos os sete indicadores que compõem o cálculo tiveram retração. O maior recuo foi no que mede a intenção de compra de itens duráveis, como veículos e eletrodomésticos, que caiu 38,4%.
Os indicadores de emprego e renda permanecem positivos, mas com tendência de baixa. "Com a queda da indústria e demissões, o consumidor se sente inseguro em relação ao futuro profissional", diz Juliana Serapio, assessora econômica da CNC.
APLICAÇÕES EM ALTA
O estoque de debêntures e de novas aplicações em LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) cresceu 10% em maio, em relação ao mesmo mês de 2014, segundo a Cetip (depositária de títulos privados de renda fixa).
Em volume, as debêntures alcançaram a marca de R$ 254,6 bilhões, sendo que 80,5% das emissões foram puxadas pela instrução 476 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que permite a participação de, no máximo, 20 investidores.
Já as letras de crédito atingiram R$ 19,6 bilhões. De janeiro a maio, o volume de ambas foi de R$ 224,9 bilhões.
-
Saúde... A Dr. Recomenda, plataforma on-line que liga pacientes a médicos, fechou uma parceria de três anos com a Pharmexx, companhia do setor de marketing para a indústria farmacêutica, que atua em 23 países, incluindo o Brasil.
...conectada A meta é expandir a rede de médicos que utilizam o sistema e, a partir do próximo ano, iniciar a internacionalização do negócio, começando pela Argentina. Hoje, mil profissionais usam o aplicativo.
Exterior A BCF Plásticos, que fabrica produtos em PVC, como divisórias, abrirá um escritório na Itália para ampliar as exportações para a Europa. A empresa estima que os embarques globais representarão 25% do faturamento em 2016.
Lataria A Gerdau reciclou cerca de 30 mil veículos retirados de unidades dos Detrans desde 2008. A companhia compra a sucata por meio de leilões realizados pelos departamentos de trânsito e a vende após o tratamento.
Fonte: Folha de S. Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores