Bancários da UGT protestam contra extensão do horário de atendimento no Itaú

05/12/2012

No segundo semestre deste ano foi implementado pelo Itaú um projeto-piloto em diversas agências espalhadas pelo país. As unidades envolvidas no projeto tiveram o seu horário de atendimento ao público estendido, ou seja, estão funcionando além do horário estabelecido nas cidades onde estão localizadas.

Em Franca, as duas agências que tiveram o seu horário de atendimento ao público alterado foram alvo de protestos por parte do Sindicato, com o retardamento da abertura em duas horas. Foram distribuídos também informes à população denunciando a exploração dos funcionários por parte do banco.

O Itáu destacou-se negativamente neste ano como uma das instituições que mais demitiram trabalhadores, tornando gritante a falta de pessoal nas suas unidades, principalmente naquelas envolvidas neste projeto, transformando os locais de trabalho em um verdadeiro inferno", com sobrecarga de serviços, extrapolação da jornada e adoecimento de trabalhadores.

A extensão do horário de atendimento ao público é uma das principais bandeiras defendidas pelo Sindicato, desde que haja dois turnos de trabalho e mais contratações e não a precarização dos serviços, como está ocorrendo atualmente nas agências do Itaú.

Por isso, hoje foi um dia de luta no Banco Itaú em todo o país, com o objetivo de sensibilizar a direção da empresa para a falta de condições de trabalho de seus funcionários, que de uma hora para outra se viram obrigados a trabalhar muitas vezes fora de hora e com excesso de trabalho, alterando radicalmente a sua rotina e sua convivência familiar."