UGT discute com Seppir ações para efetivar resolução do Codefat

23/07/2015

Na quinta-feira, dia  16, a secretária da Diversidade Humana da UGT, Ana Cristina dos Santos Duarte participou de encontro com secretário da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial), Ronaldo de Barros. A reunião contou com a participação de representantes de outras centrais, e teve como objetivo a discussão de ações para efetivar a resolução 746 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

A Seppir prepara, junto com centrais sindicais e outros órgãos de promoção da igualdade racial, um plano de ações para efetivar a resolução.  O conselho estabeleceu, entre outros itens, a inclusão do campo raça/cor em todos os cadastros de empregos gerados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O fundo aplica recursos no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no BNDES e tem alcance nacional.

Além da resolução, o grupo formalizou apoio a Seppir para que o Brasil ratifique as Convenções 68-A e 69-A da Organização dos Estados Americanos (OEA), que repudiam o racismo, todas as formas de discriminação racial e formas conexas de intolerância.

“A definição destas ações são importantes para que possam direcionar os recursos  que serão investidos através das políticas de inclusão e de igualdade”, destacou a secretaria de Diversidade Humana da UGT, Ana Cristina.

Nos dias 5 e 6 de agosto será realizada uma oficina de trabalho em São Paulo para formatar e detalhar as propostas elaboradas a serem encaminhadas à gestão do FAT.