UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Frango e suco de laranja vão bem em junho


05/08/2015

A produção da indústria de alimentos e de bebidas teve desempenho positivo em junho, com avanço de 3% e 3,6% em relação ao mês imediatamente anterior, informou o IBGE nesta terça (4).

 

O setor de alimentos foi ajudado pela indústria de carnes, sobretudo de aves. Nas bebidas, a contribuição positiva veio do suco de laranja.

 

Com os resultados positivos, a produção de bens de consumo semi e não duráveis teve dois meses seguidos de recuperação, após sete meses consecutivos de queda.

 

Segundo Thaís Zara, economista da Rosenberg & Associados, o resultado da categoria foi o principal motivo para a produção industrial de junho ter ficado um pouco melhor do que o previsto.

 

Em junho, a produção recuou 0,3% na comparação ao mês anterior, influenciada pela queda de produção dos ramos de máquinas e equipamentos e equipamentos de informática.

 

A principal influência negativa veio da indústria de veículos, reboques e carrocerias, que teve queda de 20,7% no primeiro semestre comparado com o mesmo período do ano anterior.

 

Ela faz parte do setor que produz bens duráveis (que também inclui eletrodomésticos), que teve uma queda total de 14,6% no primeiro semestre.

 

A área sofre porque é sensível à taxa de juros e ao crédito, mas não está sozinha: todas as quatro grandes categorias econômicas pesquisadas pelo IBGE tiveram queda na produção.

 

Dos ramos acompanhados, 24 dos 26 tiveram perdas, assim como 70,1% dos 805 produtos pesquisados, o que contribuiu para que esses fossem os piores seis primeiros meses do ano desde 2009, quando o setor ainda sentia os efeitos da crise global e teve queda de 13%.

 

No primeiro semestre, a queda da indústria foi de 6,3%. A categoria de bens de capital –que produz máquinas para indústrias, agricultura– teve queda de 20%.

 

Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, a queda da indústria em junho foi de 3,2%, a 16ª consecutiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

 

Os economistas consultados pela agência Bloomberg esperavam, em média, recuo de 0,7% em junho sobre maio, e queda de 5% em comparação ao mesmo mês de 2014.

 

André Macedo, técnico do IBGE, diz que ainda é cedo, porém, para falar em mudança de tendência na produção de bens semi e não duráveis, apesar dos dois meses de recuperação. Segundo ele, o desempenho continua pressionado por estoques elevados e queda da demanda.

 

Fonte:Folha De S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.