Outubro Rosa CONTEC‏

07/10/2015

Neste mês de outubro, o edifício sede da CONTEC está iluminado de cor-de-rosa em adesão ao Movimento Mundial de Alerta, Conscientização e Combate ao Câncer de Mama.

O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama.

O Ministério da Saúde chama atenção para os principais sinais e sintomas do câncer de mama e afirma que é importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional, eles ainda fazem um alerta para algumas mulheres que tem um risco mais elevado para o câncer de mama, geralmente são aquelas que já tiveram caso na família de câncer de mama masculino, tem parente de primeiro grau, como mãe, irmã e filha, que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos e que tem parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade.

É recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos. A mamografia pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Os sintomas são:

• caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor;

• pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

• surgimento de alterações no bico do peito (mamilo)

• saída espontânea de líquido dos mamilos.

• Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Uma sessão solene no dia 1º de outubro marcou o início da campanha Outubro Rosa no Congresso Nacional. A senadora Ana Amélia (PP-RS), que presidiu a sessão, destacou a importância da iniciativa: “mais do que iluminar monumentos, a campanha é uma oportunidade para se refletir e por em prática ações de prevenção e incentivo à pesquisa e tratamento efetivo do câncer de mama”.

Em Brasília, os principais pontos turísticos estão sendo iluminados com a cor rosa, como a Catedral, Congresso Nacional, Palácio do Planalto dentre outros. Haverá também atendimento especial da Carreta da Mulher na Rodoviária do Plano Piloto, exposição fotográfica na Câmara Legislativa do DF, doação de procedimentos de pigmentação da aréola, apresentações musicais e teatrais, desfile de mulheres mastectomizadas e caminhada e corrida contra o câncer de mama.

Programação em Brasília

Carreta da Mulher (atendimento prioritário para as mulheres na faixa de risco: 50 a 59 anos)

Até dia 11 de outubro

Rodoviária do Plano Piloto

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Doação, feita pela clínica Duohous, às mulheres mastectomizadas selecionadas pela SES-DF.

21 de outubro

10h

Semana cultural na Rodoviária do Plano Piloto (apresentações de música e teatro e poesia)

De 21 a 25 de outubro

Durante todo o dia

Caminhada e Corrida Contra o Câncer de Mama

27 de outubro

Eixão do Lazer, com concentração em frente ao Banco Central.

9h

Desfile de mulheres mastectomizadas