Associação dos Comerciários Aposentados de BH empossa diretoria

01/12/2015

Em cerimônia realizada no Auditório Carlos Alberto da Silva, no sétimo andar do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região, foi empossada a nova diretoria da Associação dos Comerciários Aposentados e Pensionistas de Belo Horizonte (ASCOAP), para o mandato que vai de 1º/12/15 a 3º/11/19. Paulo Roberto Augusto Vieira, o conhecido “Paulinho”, sucedeu Lydia Pires Britto, cuja gestão transcorreu de março/14 a novembro/15 e completou o mandato de Francisco Moura, iniciado em 1º/12/11, mas interrompido pelo falecimento do sindicalista.

Lydia Britto é uma das fundadoras da ASCOAP, entidade fundada em 21 de julho 1986 pelo vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Paulo Pinto, com a colaboração do  presidente Wagner Meira e do diretor Ubaldo Guilherme Chagas. Na condição de professora e escritora, ela é autora do livro “Assim Caminhou a ASCOAP”, na qual situa o período entre os anos de 1986 a 2007.

O anfitrião José Cloves, presidente do Sindicato dos Comerciários de BH, exaltou o papel dos membros da ASCOAP, assim como de todos os aposentados do comércio, que ajudaram a edificar a potência que tem a entidade representativa da classe. Cloves reforçou a disposição de ampliara a parceria existente entre o sindicato e a Associação, afim de que ela cresça em atividade, envolvendo ainda o aposentado e o pensionista do comércio da Capital.

O evento mobilizou a atenção de entidades sindicais do segmento e de sindicalistas de peso, como o presidente da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-Minas), Paulo Roberto da Silva, que também preside o Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio, Conservação, Higienização, Desinsetização, Portaria, Vigia e dos Cabineiros de Belo Horizonte (Sindeac-BH). O sindicalista lembrou a importância dos aposentados, por agregar trabalhadores de todas as categorias profissionais, que seguem a luta para subir o piso salarial daqueles que já contribuíram ao longo da vida ativa no trabalho.

Em nome do presidente Antônio da Costa Miranda, o secretário Rui Moreira representou a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST/MG), e manifestou a satisfação de participar de momento expressivo para os Comerciários aposentados. Adilson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Minas Gerais (SINAP-MG), saudou os novos diretores da Associação, assim como Geraldo de Oliveira Souza, diretor da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (FAP-MG), que representou o presidente Robson de Souza Bittencourt.

“Paulinho” destacou o papel da ASCOAP em ações desenvolvidas para os aposentados, desde a orientação do cotidiano até a luta pelo reajuste real das aposentadorias e o fim do fator previdenciário, causador da defasagem de praticamente a metade do valor das aposentadorias.

Categorizado em: Geral,