Ugetista Gilmar Pedruzzi assume Coordenação da Defesa Civil de Canoas

16/12/2015

O sindicalista Gilmar Pedruzzi é o novo Secretário Especial da Defesa Civil de Canoas, maior município da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 323.827 habitantes (IBGE 2010) e quarta cidade em termos populacionais, além de detentora do segundo Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.

Pedruzzi se destaca como liderança de uma geração cuja trajetória é ligada ao sindicalismo. Na década de 80, foi presidente da CUT/RS; assumiu, entre 1994 e 1995, o cargo de Delegado Regional do Trabalho no estado; é dirigente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e diretor da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Cultura Física no Estado do Grande do Sul (Fetecfergs). Ele também possui a experiência de secretário de Obras Públicas, na gestão de Marcos Ronchetti, nos anos 2000.

“A bagagem de Gilmar Pedruzzi à frente da causa trabalhista e popular o credencia para coordenar a defesa civil e o conjunto de ações preventivas, de socorro e assistenciais, voltadas para evitar ou minimizar desastres naturais e incidentes tecnológicos, que preservem o moral da população e o restabelecimento da normalidade social”, declarou Paulo Barck, presidente do Sindicato dos Empregados em Transporte Rodoviário de Carga Seca do Rio Grande do Sul (Sinecarga) e presidente da UGT/RS.

Companheiro de muitas jornadas o secretário, Miguel Salaberry Filho, presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas e Terceirizados do setor (SECEFERGS) e secretário nacional de Relações Institucionais da UGT, subscreve a nomeação do sindicalista, feita pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, por entender que ninguém melhor que um sindicalista para compreender a importância da pasta para a comunidade.