Ato Solene marca posse da Diretoria eleita da FENATTEL

29/02/2016

A nova Diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações - FENATTEL, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), tomou posse na noite de sexta-feira (26), em cerimônia oficial em São Paulo. O ato contou com a presença dos eleitos para os próximos quatro anos, com o presidente da UGT, Ricardo Patah, e o Coordenador do DIEESE, Airton Santos. A CUT nacional foi representada por Ieda Glauce Paura. Almir Munhoz, foi reeleito presidente para o mandato 2016/2020.

Em seu discurso, Almir expôs que a FENATTEL ainda está em formação e que o trabalho é grande. “As empresas usam a crise como justificativa para impedir os trabalhadores de ter seu trabalho reconhecido, nada de salários dignos, nem benefícios. O cenário nos englobou, a mídia nos envolve e a falta de informação nos engole. Precisamos nos informar em diversas fontes a fim de usar argumentos mais sólidos em nosso favor nas negociações”, alertou o presidente reeleito.

Parafraseando o que já foi dito no futebol: ‘nossa maior defesa é o ataque’, Almir salientou que a Federação engatinha, ainda, no trabalho de se tornar reconhecida efetivamente pelo setor empresarial.  “Temos um movimento pífio, 18% só no país, mas estamos melhor que muitos países. O trabalhador tem que nos enxergar como um jogar de futebol que vai atrás, com garra, de ganhar o jogo, o jogo para eles. Que façamos o que o trabalhador quer da gente, que é lutar”, defendeu efetivamente Almir.

Unidade na luta
A união da diretoria foi um dos temas mais comentados durante os discursos. “Nós estamos no caminho da construção. Sozinho não seríamos ninguém, parabéns a todos!”, comentou Carlos Guicho, Diretor de Relações e Negociações Coletivas.

Lacy da Matta, Diretora de Organização da Mulher, também defendeu a unidade para enfrentar a atual conjuntura. “Estamos muito esperançosos para continuar este trabalho. O momento é delicado e exige nossa união!”

A conjuntura que o país enfrenta, de fato, exige muita concentração. Luis Antonio, Secretário Geral, relembrou o compromisso firmado no último Congresso da FENATTEL: “O seguimento de telecom ainda está em construção, muito rico e dinâmico que requer muita paciência nossa. O que combinamos no nosso Congresso, de resistir, representar e unir, nós temos que continuar, companheiros!”.

Diretora do Setor de Teleatendimento, Iara Martins, comentou sobre o bom trabalho realizado no ano passado em teleatendimento e afirmou que ainda há muito a ser feito. “Essa posse é o início de uma luta que vai demandar mais trabalho de todos nós”.

A Federação conseguiu mais visibilidade fora do Brasil desde que Almir Munhoz assumiu a presidência, de acordo com a Diretora de Relações Internacionais, Cenise Monteiro. Ela foi enfática sobre o papel da Federação: “Nós privilegiamos o trabalhador. Sempre pensamos no que querem e esperam de nós. Serão mais quatro anos de brigas e consensos em favor do trabalhador”.

A representante da direção nacional da CUT, Ieda Paura falou sobre a importância da unidade em cima do respeito à diversidade de opiniões, que é uma das caracteristicas da FENATTEL, e que de um programam comum que pauta a ação dos sindicatos e desejou “Novas e maiores Vitórias a todos, pois a luta continua”.

A Posse
Simbolicamente, Ricardo Patah, presidente da UGT, Patah deu posse à nova diretoria. “Esse cenário adverso nos preocupa. Cabe a nós buscar caminhos para superar as adversidades. Precisamos trabalhar mais a ingenuidade pra reestruturar o Brasil. Junto com as Centrais sindicais e a Federação iremos conseguir. Que haja muita lealdade entre nós. Vamos buscar o que há de melhor aos trabalhadores!”, defendeu Patah.

Atualmente, a FENATTEL congrega 22 sindicatos numa “luta” diária pelo fortalecimento da classe trabalhadora em diversos estados brasileiros. Ao todo, mais de 1 milhão de trabalhadores são representados pela Federação.

Categorizado em: Geral, UGT,