Bancários decretam greve a partir de 6 de setembro

02/09/2016

Os empregados das instituições financeiras em Goiás (rede privada, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outras), reunidos em assembleia promovida pelo Sindicato dos Bancários de Goiás, filiado à União Geral dos Trabalhadores, nesta quinta-feira, 1, deliberaram pela decretação de greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 6 de setembro, terça-feira.

A categoria rejeitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 6,5% de reajuste salarial, mais abono de R$ 3.000,00, por considerá-la muito aquém das reivindicações e sem garantia do emprego. A proposta sequer contempla a recomposição da inflação do período, (projetada em 9,57%) e aumento real. Os bancários criticam veementemente o posicionamento dos bancos que não apresentaram uma oferta global que contemple os demais itens da pauta de reivindicações da categoria e querem retirar o vale-cultura a partir de dezembro deste ano.

Apesar da atual conjuntura em que o país se encontra, os bancos continuam com seus lucros exorbitantes graças ao esforço e dedicação de seus empregados. Veja no quadro abaixo o lucro das principais instituições financeiras no segundo trimestre deste ano.

Itaú                     R$ 5,518 bilhões

Bradesco             R$ 4,134 bilhões