UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Bancários do Amazonas estão em greve geral


06/09/2016

Os bancários do Amazonas iniciaram uma greve nesta terça-feira (6). O ato vai atingir o funcionamento de agências em Manaus e no interior do estado. A decisão foi estabelecida em assembleia na última sexta-feira (3).  Segundo a categoria, a greve ocorre por tempo indeterminado.

 

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Amazonas (Seeb-AM), a categoria reivindica melhorias salariais, são elas: reposição da inflação nos últimos 12 meses (de 9,75%) e ganho real de 5%.

 

A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) - rejeitada pelos bancários de todo país - é de reajuste de 6,5%  sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e ainda abono de R$ 3 mil. Para os trabalhadores, a aceitação da proposta representaria perdas de 2,8% para cada bancário.

 

 "Os bancos continuam tendo lucros bastante expressivos e aparecem com uma proposta que não repõe nem a inflação. Isso foi o que deixou a categoria descontente", disse o presidente do sindicato, Nindberg Santos.

 

A categoria também alega que enfrenta insegurança em várias agências e diz que é alto o número de empregados demitidos. Segundo dados do Seeb-AM, foram demitidos 131 bancários em agosto deste ano.

 

"Nós não temos crise. O único segmento que não tem crise nesse país é o financeiro, só publica lucro", afirma o presidente.

 

Números

Ainda não há estimativa de quantas agências já tiveram as atividades afetadas.

 

Um levantamento do Seeb-AM aponta que Manaus tem 94 das quase 168 agências bancárias do estado. Ao todo, há mais de 3 mil bancários no Amazonas. Cerca da metade atua na capital.

 

Fonte: Contec




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.