FENASCON denuncia ameaça aos trabalhadores da limpeza urbana de Lima

07/11/2016

A FENASCON (Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviço, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), iniciou uma campanha de apoio à luta dos trabalhadores do Sitobur (Sindicato dos Trabalhadores Operários da Innova Ambiental), de Lima, no Peru, que estão ameaçados de perderem seus empregos graças a uma nova concessão do serviço de limpeza urbana de Lima que coloca em risco mais de mil empregos.

Moacyr Pereira, presidente da FENASCON, diz que a nova concessão coloca em risco a qualidade do serviço de limpeza urbana e se configura num atentado a liberdade sindical e trabalhista, pois além de colocar em risco mais de mil empregos, também caracteriza uma ação antissintical, pois o Sitobur tem mais de 15 anos de luta em defesa dos interesses dos trabalhadores da limpeza urbana de Lima. Moacyr diz que a FENASCON irá denunciar a situação dos trabalhadores peruanos da limpeza urbana em Fóruns internacionais e que esta preparando uma minuta com detalhes do que vem ocorrendo em Lima para apresentar na reunião mundial da UNI, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, em Nion, na Suiça. "Vamos mostrar ao mundo a nefasta ação do governo municipal de Lima faz contra os trabalhadores da limpeza urbana de Lima", diz Moacyr. Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), também estará participando da comitiva que irá apresentar a denuncia na UNI.

Categorizado em: Geral,