UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT apoia Fetracom na liderança à antecipação da Campanha Salarial 2017 dos Comerciários


15/12/2016

A Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá – FETRACOM-PA/AP, lançou, na noite de ontem, a CAMPANHA SALARIAL 2017 DOS TRABALHADORES COMERCIÁRIOS. A assembleia da categoria aconteceu às 19h30, na Escola Sede da Federação, no bairro da Condor, em Belém, com as presenças de dezenas de trabalhadores comerciários, além de líderes sindicais representando todos os sindicatos da categoria.

 

Pela manhã, houve mobilização dos trabalhadores organizada pela União Geral dos Trabalhadores – UGT Pará, que percorreu as principais lojas de supermercados, magazines e farmácias, além de funerárias, conclamando os trabalhadores a participarem da assembleia, onde, quem se fez presente, se esclareceu das investidas dos empregadores no sentido de anular todas as convenções coletivas acordadas em anos anteriores, retirando, por assim dizer, direitos adquiridos depois de muita luta e demissão de trabalhadores, conforme salientaram a jornalista Cristina Nascimento, assessora da FETRACOM e o secretário geral da UGT, Manoel Benedito Oliveira, o Bené da UGT.

Segundo o presidente da UGT e da FETRACOM-PA/AP, Zé Francisco, a antecipação da campanha foi acordada em reunião executiva da Federação, ainda em novembro passado. Ela objetiva fechar a convenção antes que a Justiça e o Executivo e Legislativo armem armadilhas para impedir não apenas a ação dos sindicatos, como também, a mobilização dos trabalhadores, que estão ficando cada vez mais cerceados e limitados ao que os patrões pretendem.

 

Outro assunto discutido durante a assembleia geral de ontem, disse respeito à falência do que outrora foi o poderoso Grupo Y.Yamada, que está demitindo seus empregados sem pagamento de salários, décimo terceiro, FGT e demais direitos. Em decorrência, os funcionários do grupo estão se mobilizando e promovendo manifestações em várias das lojas que ainda estão funcionando precariamente, com pouca mercadoria nas prateleiras e sem clientes a comprar. Ontem de tarde, eles se manifestaram em pelo menos duas lojas Yamada e, segundo Zé Francisco, as coisas estão difíceis, porque o grupo não pediu concordata, não pediu falência nem recuperação judicial, o que deixa os trabalhadores e as entidades que os defendem apreensivos, haja vista que o corpo diretor não senta para dialogar.

 

CAMPANHA SALARIAL

 

Com relação à campanha salarial que foi lançada ontem pela FETRACOM-PA/AP, a proposta de aumento salarial é de 12%. Os trabalhadores também reivindicarão aumento do valor do ticket alimentação, redução da jornada de trabalho, condições decentes de labor, além do pagamento de anuênio. Na campanha unificada com a FETRACOM estão, também, a UGT Pará, SINTCVAPA, SINTRACOM, SEC-PARÁ, SINTCVAFEP, SINDTUR, SINDBREVES, SINTRAMAR, SINTACETA, SINDECOM, SINTRACA, SINTRACPAR e SINTCONC.


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.