UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Plenária Estadual da UGT-PARANÁ repudia precarização do trabalho


19/12/2016

A Plenária Estadual da UGT-PARANÁ, realizada em Guaratuba (PR), reuniu mais de 300 dirigentes sindicais e lideranças comunitárias  paranaenses. O encontro aconteceu dias 14 e 15 de dezembro, no Centro de Eventos da FECEP – Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná. A filiação de novos sindicatos à central, entre elas o SIEMACO – Sindicato dos Empregados nas Empresas de Asseio e Conservação de Ponta Grossa; Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Paraná; Siemerc/Londrina e do Sindicato dos Publicitários do Paraná,  foram recebidas com entusiasmo pelos sindicalistas. “Essas novas filiações são reflexo do trabalho da UGT-PARANÁ e da UGT-NACIONAL, liderada pelo nosso grande líder e companheiro Ricardo Patah, pois a UGT é uma central comprometida com a prática de um sindicalismo cidadão, ético e inovador”, disse o presidente da  central no estado, Paulo Rossi.

 

Durante a plenária, foram realizadas várias palestras de interesse da classe trabalhadora. O ponto alto dos debates foi o atual cenário político pelo qual passa o país, ministrado pelo professor de economia da UFSC, Nildo Ouriques. Para o economista, o movimento sindical não pode ficar passivo frente a tentativa de desmonte da estrutura sindical brasileira, orquestrada  pela grande mídia, pelo governo federal e pelo congresso nacional. “Essa crise, tão propagada por quem tomou o poder é uma farsa; a classe trabalhadora tem de se posicionar de forma clara e com ampla participação dos trabalhadores, pois caso contrário, seremos esmagados pelo capital externo, que só visa lucros e o trabalho análogo”.

 

Outros temas de fundamental importância foram lembrados pelos demais palestrantes: “O poder das mídias sociais e a necessidade de comunicação das entidades sindicais”, abordada pelo jornalista e assessor de imprensa da UGT-Paraná, Mário de Gomes; “Trabalho Decente e Desenvolvimento Sustentável”, ministrado pelo assessor da UGT/Nacional, Gustavo Garcia e pelo Secretário Nacional da UGT para Questões de Práticas Antissindicais e Relações do Trabalho, Leocides Fornazza; “A PEC 55 (limite dos gastos públicos), e seus reflexos para a classe trabalhadora”, apresentada pelo economista Cid Cordeiro; e a Reforma da Previdência e os Dados à Classe Trabalhadora,, ministrada pelo consultor Luciano Fazio. Por fim, os presidentes das regionais: Norte, Oeste, Noroeste e Litoral da UGT-Paraná, além dos representantes das federações filiadas à UGT no Paraná, fizeram um balanço das ações durante o ano, além do planejamento para 2017.

 

Outra ação interessante que aconteceu durante a plenária, foram os testes de glicemia e de pressão arterial, disponibilizados gratuitamente aos participantes pelo técnico em enfermagem e diretor da Secretaria de Diversidade da UGT-Paraná, Gildo Falcão. Foram realizados cerca 90 exames  e como resultado, detectados em 3%  das pessoas que passaram pelos testes alterações na taxa de glicemia.  e em 5% alterações  nos níveis de pressão arterial “Esses índices demonstram como é importante que, nós dirigentes sindicais, façamos testes periodicamente, buscando preservar nossa saúde, pois o estresse causado pelo dia a dia, pode nos causar problemas mais sérios em nossas vidas”, alerta Gildo Falcão.

 

Ao final da plenária, foram aprovadas mobilizações a serem realizadas pela UGT-Paraná e demais entidades contra a reforma da previdência e a tentativa de precarização das relações do trabalho. Além disso, foi aprovada a moção com votos de aplausos ao senador Paulo Paim (PT/RS), por ser a voz da classe trabalhadora e do movimento sindical no Senado Federal.

 

 

2017plen-002.jpg
Ricardo Patah, presidente nacional da UGT

2017plen-005.jpg
Paulo Rossi, presidente da UGT-PARANÁ

2017plen-007.jpg
Economista Nildo Ouriques

2017plen-009.jpg
Jornalista Mario de Gomes

2017plen-008.jpg
Economista Cid Cordeiro

2017plen-0014.jpg
O secretário Nacional da UGT para Questões de Práticas
Antissindicais e Relações do Trabalho, Leocides Fornazza

2017plen-0013.jpg
Assessor da UGT, Gustavo Garcia

2017plen-006.jpg
Consultor Luciano Fazio

2017plen-0010.jpg
Dirigentes das regionais da UGT e das federações filiadas no Paraná 
fizeram uma avaliação das ações em 2016 e apresentaram o planejamento
para 2017

2017plen-003.jpg
A plenária da UGT repudiou a precarização do trabalho

2017plen-0012.jpg

Gildo Falcão atendeu mais de 60 dirigentes com testes de pressão 
arterial e glicose

2017plen-004.jpg

O crescimento da UGT no Paraná e no Brasil foi comemorado por todos

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.