UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT luta por queda na taxa de juros


05/09/2017

A UGT (União Geral dos Trabalhadores), em ato unitário com as demais centrais sindicais, realizou, na manhã de hoje (5), um protesto contra a alta taxa básica de juros (Selic), atualmente em 9,25% ao ano.

 

O ato ocorreu em frente ao prédio do Banco Central, na avenida Paulista, região central de São Paulo.

 

“Este protesto faz parte da agenda das centrais sindicais. Estamos sempre questionando e lutando pela queda na taxa de juros que, aqui no Brasil, é a maior do planeta. Hoje, temos 14 milhões de desempregados no País e a Selic interfere diretamente nisso. A queda nos juros básicos gera crédito, que incentiva a produção, que gera consumo, que gera emprego, renda e, consequentemente, movimenta a economia. É disso que os brasileiros precisam, mas é exatamente o contrário que está acontecendo”, disse Josimar Andrade, diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade filiada à UGT.

 

A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se da taxa básica de juros da economia no Brasil, obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. É uma das ferramentas do Banco Central para influenciar a atividade econômica brasileira e a inflação, que é medida pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA ).

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a Selic, está marcada para quarta-feira, dia 6. 

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.