UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Ciclo de redução de endividamento das empresas está completo, diz Meirelles


31/01/2018

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira, 30,  que o ciclo de redução de endividamento das empresas brasileiras  chegou ao fim.

 

Ao participar de seminário do banco Credit Suisse na zona sul da capital paulista, o ministro apresentou números que mostram que a relação entre a dívida líquida e a geração de caixa das companhias recuou até se estabilizar num nível de 2,6 vezes desde março do ano passado.

 

A relação dívida versus geração de caixa, chamada no mercado de nível de alavancagem, é um dos principais indicadores empregados por analistas para determinar a saúde de uma empresa e sua capacidade de investimento. Quando se estende essa avaliação para o conjunto dos empreendimentos de um país, é possível determinar uma das variáveis de risco da economia.  

 

Nesse sentido, Meirelles lembrou durante o evento que o aumento do endividamento de empresas e das famílias durante a recessão atrasou o processo de recuperação econômica. 

 

Mas agora, ele afirma, como as empresas mostram maior equilíbrio financeiro, os investimentos dão sinais claros de retomada.

 

Ele reafirmou em sua fala que o crescimento econômico se espalhou pelos setores e que a correlação entre retomada da confiança e aumento do consumo indicam uma tendência de crescimento cada vez mais forte da atividade econômica até o fim do ano.

 

Fonte: Estadão


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.