7 de abril - Dia Mundial da Saúde

07/04/2020

A hora é agora, ou defendemos e vivemos, ou sentiremos que não cumprimos com o nosso papel.

Podermos olhar o futuro do SUS e lutar para ele atender plenamente o máximo possível de usuários principalmente neste momento na luta contra o Corona vírus lembrando quem é  o SUS: sistema público, gratuito e universal,  é nossa obrigação.

Temos vistos desde sempre em nossa luta diária e histórica a implementação dos princípios do SUS, que interesses privados na saúde se articularam na conformação de um sistema que da margem a uma mercantilização da saúde pública brasileira, e que permanentemente traz a ideia de saúde como um direito e a busca de vender como mercadoria.

As políticas foram condicionadas aos interesses entre empresariado e governantes, políticos que devem obediência a seus financiadores de campanha, sem nenhum compromisso com o Sistema de Saúde brasileiro.

Agindo muitas vezes em centralização das decisões fortalecendo o controle privado das ações e promoção do seu sub-financiamento. A Emenda Constitucional 95 agravou o problema orçamentário, e hoje com este enfrentamento a pandemia do Corona vírus nos vemos em um sistema fragilizado e deficiente nas respostas urgentes que teríamos que dar a nossa população.

Diante da realidade que enfrentamos,   a União Geral dos trabalhadores- UGT e seus sindicatos filiados não têm medido esforços para a manutenção de postos de trabalho, seus direitos trabalhistas  e principalmente na prevenção da saúde , assim sendo   na manutenção do SUS e em seu fortalecimento.

SECRETARIA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.

Categorizado em: Geral,