UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Caravana em Defesa do SUS vai percorrer todo o Brasil


10/09/2009



O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), os Conselhos Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e os Movimentos Sociais, lançou, em todos Estados brasileiros, neste ano de 2009, a Caravana em Defesa do SUS.

A proposta da Caravana faz parte da Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde aprovada pelo pleno em sua reunião ordinária de janeiro de 2009, que inclui temas como a Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações.

Um dos pontos importantes do evento é o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet.

A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.

Com o tema Todos em Defesa do SUS", a ideia da caravana é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Depois, todas as em propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília, no mês de dezembro.

SUS PATRIMÔNIO SOCIAL CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

A campanha do SUS - Patrimônio da Humanidade é um grande desafio para o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e para o público do controle social no País, pois atualmente a Unesco não possui uma política pública reconhecida como patrimônio imaterial. A proposta é uma das prioridades políticas do CNS para o ano de 2009 e será discutida nacionalmente na Caravana em Defesa do SUS.

Dentro do debate da campanha pretende-se manter o debate vivo do SUS e mostrá-lo como conquista brasileira principalmente em um momento de crise econômica mundial, que reflete diretamente no financiamento público da saúde.

CALENDÁRIO FÓRUM

CalendÁrio.PDF LivrO dE assinatura - Sou a favor da RegulamentaÇÃo - ec29

LivrO dE assinatura - Sou a favor: Sus PatrimÔnio da Humanidade

"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.