UGT participa de curso da OIT em Turim

20/10/2009

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) participou do curso sobre Formação Sindical, Organização e Ação Sindical" entre os países lusófonos (que têm a língua portuguesa como língua materna, que é a sexta mais falada no mundo) da América e África. Representando a UGT Nacional esteve a secretária adjunta da Secretaria de Relações Internacionais, Eleuza de Cássia Bufelli Macari e o membro do Conselho Fiscal, Sidiney de Paula Corral. O evento foi realizado de 28 de setembro a 16 de outubro no Centro Internacional de Formação, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Turim (Itália).

Nesse curso, segundo a representante da UGT, houve a elaboração de um Plano de Ação que envolveu uma série de atividades na qual se detectou a necessidade do movimento sindical trabalhar em três eixos: a) - Falta de conhecimento por parte dos dirigentes sindicais de nossos países sobre as normas internacionais do trabalho(OIT), b)- Desigualdade entre os gêneros e, c)- Falta de organização no setor informal. Esse trabalho faz parte de um plano a ser apresentado e trabalhado pelas centrais sindicais participantes. Para o conselheiro Sidiney de Paula Corral, a presença da UGT nesse evento foi importante por se tratar de um tem de real interesse para o movimento sindical brasileiro."