Sindicato da UGT tem 1.500 carroceiros filiados

22/06/2010

Com sete anos de existência e cerca de 1.500 filiados, o Sindicato dos carroceiros, de Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana da

Grande Aracaju, é um dos inúmeros sindicatos filiados à UGT de Sergipe. O Município, tem uma população de 155.334 habitantes o que

representa uma taxa de 1 carroceiro para cada 103 habitantes. A maioria desses profissionais sobrevive através de pequenos fretes feitos com a carroça enquanto outros usam esse meio de transporte para a coleta de material reciclável. Parte desses companheiros é constituída por pessoas humildes, muitos deles vivendo na faixa da pobreza", disse o presidente José Horestes Bispo. O sindicato da categoria não tem levantamento sobre a renda mensal ou diária desses profissionais do transporte.

Com o objetivo de disciplinar a atividade de carroceiro, tramita na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, um projeto de lei que prevê a exigência de emplacamento das carroças além de algumas regras de segurança para serem cumpridas, principalmente no tocante à sinalização de trânsito. "Tem ocorrido muitos acidentes e uma das causas é o carroceiro atravessar um cruzamento com o farol vermelho", explicou o sindicalista Horestes , que apóia integralmente a iniciativa do Legislativo Municipal. O vereador José Carlos Santos Cunha (PSC), um dos autores do projeto, informou que além das exigências no tocante às normas de trânsito, a iniciativa vai exigir também que os animais desses carroceiros tenham assistência veterinária periódica.

O presidente do Sindicato dos Carroceiros esclareceu que, antes dessa idéia virar projeto houve uma série de reuniões com os carroceiros e

vereadores e dirigentes do sindicato. "É importante para o bem dos próprios carroceiros que as leis do município sejam respeitadas,

obedecendo a sinalização de trânsito, não estacionando as carroças sobre as calçadas", salientou Horestes. Com a aprovação desse projeto o sindicato da categoria pretende firmar parceria com o comércio local no sentido de que esses profissionais comprem rações mais baratas para a alimentação dos animais.

Localizado na micro região do Vale do Cotinguiba, o município de Nossa Senhora do Socorro tem uma área territorial de 157 km² correspondente a 0,7% à área do Estado de Sergipe e a 7,4% da área da Região Metropolitana da Grande Aracaju. Sua economia é calcada na pecuária, psicultura e nas indústrias de malharia e artefatos de cimento.

Arlindo Ribeiro "