Movimento sindical insere a educação como prioridade para o trabalhador

25/06/2010

Além de lutar pelas reivindicações salariais e de melhores condições de trabalho para suas categorias, o movimento sindical brasileiro levanta uma nova bandeira em sua luta: a educação para o trabalhador.

Um exemplo dessa nova postura vem da Bahia. A Fenasdetran (Federação Nacional das Associações de Detran) vem buscando sensibilizar dirigentes e gestores sobre a importância da capacitação e qualificação dos servidores públicos. Se os servidores não acompanharem a evolução e as novas tecnologias, todos perdem: a máquina administrativa, a sociedade e os próprios funcionários públicos", disse o presidente da Federação, Mario José da Conceição.

Para ele, o servidor público acaba deixando de lado a qualificação, devido aos baixos salários que dificultam o investimento na atualização profissional. O presidente acredita que o incentivo traz melhoria no atendimento à população e resultados diretos para a sociedade, que passa a usufruir de um serviço com qualidade. "A excelência no atendimento é resultado de um servidor bem qualificado. Além disso, bem preparado, o servidor tem mais condições de buscar melhoria salarial e de estrutura de trabalho" afirmou Mario.

Para o secretário-adjunto de Juventude da UGT Nacional, João Marcos Vidal, existe outro universo dentro do funcionalismo público em que os servidores tem remuneração mais elevada, o que possibilita o investimento em formação.

Ele afirma que além da formação, também é imprescindível investir na educação básica no Brasil. Vidal aponta que, em São Paulo, cerca de 33% das crianças até 5 anos não estão na escola. "Essa deve ser uma pauta prioritária dos trabalhadores, pois reflete diretamente na formação dos seus filhos e da futura classe trabalhadora do país".

Os sindicalistas acreditam que as centrais sindicais tem um papel importante nessa luta. Eles reforçam que a abrangência em todo o território nacional, a força junto aos trabalhadores filiados aos seus sindicatos de base e o peso dessas entidades perante a sociedade as tornam aliadas fundamentais para que o movimento sindical brasileiro passe a lutar fortemente em favor da educação no país. "