Pelo fim do amianto no Paraná

13/08/2012

A UGT-PARANÁ participou de um ato público na Assembleia Legislativa do Paraná pelo fim do uso do amianto no estado. A manifestação foi na terça-feira (07/08) e reuniu diversos sindicatos filiados à UGT e outras centrais sindicais. Essa manifestação faz parte da campanha 'O amianto mata e o descaso ajuda', organizada pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Comissão Interinstitucional pelo Banimento do Amianto, Associação dos Expostos ao Amianto e Cáritas Brasileira, Regional Sul.

Com essa manifestação, e outras que ainda vão acontecer, os organizadores querem sensibilizar os deputados para a aprovação do projeto Lei 76/2011, que proíbe o amianto no estado. A secretária da UGT-PARANÁ e diretora da Federação dos Bancários do Paraná (filiada à UGT), Iara Freire, lembrou que a tentativa de banimento do amianto no Paraná tem mais de cinco anos. O movim ento pelo fim do uso do amianto em nosso estado vem desde 2007. Mas agora em 2011 o projeto voltou a ser apreciado pelas comissões de Constituição e Justiça, da Saúde, Indústria e Comércio e Ecologia e Meio Ambiente. E embora tramite em regime de urgência, ainda não foi colocada em pauta para votação no plenário da ALEP", lembrou Iara Freire.

A utilização do amianto é proibida em 45 países, e no Brasil o seu uso já foi banido nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco. O amianto é utilizado na industrialização de mais de 3 mil produtos e causa diversas doenças ao trabalhador que é exposto na cadeia produtiva e à população num modo geral."