UGT declara apoio a jornada de 30 horas para a enfermagem

27/08/2012

25/08/2012

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT, presente ao XIV Encontro de Dirigentes Sindicais e Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, realizado na Praia Grande, garantiu que a UGT e os deputados federais que fazem parte da base da entidade, irá desencadear uma campanha para a aprovação do projeto de lei, que tramita no Congresso Nacional, garantindo a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem.

Patah lembrou que esses profissionais trabalham com dedicação e amor à profissão para salvar vidas, e que a falta de regulamentação de uma jornada de trabalho tem provocado uma sobrecarga excessiva aos profissionais da enfermagem no Brasil, causando estresse e comprometendo a saúde desses profissionais. O presidente da UGT destacou que a entidade não medira esforços no sentido de que o projeto das 30 horas semanais seja aprovado e, junto com a NCST e CTB assinou um termo de compromisso nesse sentido. Ricardo Patah esteve no encontro dos sindicalistas da saúde na manhã de sábado, 25, onde falou do compromisso da central e da preocupação da entidade com os profissionais da saúde no Brasil.

Termo de compromisso das centrais sindicais em favor dos projetos de lei dos trabalhadores da saúde

As centrais brasileiras, União Geral dos Trabalhadores, UGT, Nova Central Sindical dos Trabalhadores , NCST, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil- CTB, presentes ao XIV Encontro de Dirigentes Sindicais e Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, em Praia Grande, assumem o compromisso com os delegados presentes neste evento, a saber:

Em conjunto, somarão forças junto com a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e os sindicatos filiados a instituição para desenvolver um trabalho perante as autoridades competentes e ao Congresso Nacional no sentido de garantir a aprovação dos projetos de lei favoráveis aos profissionais da saúde, a exemplo do que prevê jornada de 30 horas e piso nacional para a enfermagem, além de outros que possam ser propostos pelas entidades sindicais ou pela iniciativa dos próprios deputados em atuação no Congresso Nacional.

Assumem também o compromisso de realizar um seminário conjunto e específico, em data e local a serem definidos por seus representantes, com o objetivo de debater e definir estratégias e um plano de trabalho visando intensificar a mobilização dos profissionais de saúde no Congresso Nacional de forma a garantir a aprovação da jornada de 30 horas e piso nacional para a enfermagem brasileira.

Praia Grande, 24 de agosto de 2012

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores-UGT
José Calixto Ramos, presidente na Nova Cntral Sindical de Trabalhadores - NCST
Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil- CTB