UGT debate representação de profissionais em telemarketing

20/02/2013

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, esteve reunido, na terça-feira (19) com o secretário de relações do trabalho do Ministério do Trabalho, Manoel Messias, e com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de São Paulo e Grande São Paulo (Sintratel), para debater sobre a representação dos trabalhadores em telemarketing no estado.

São Paulo foi excluído da base territorial representada pelo Sintratel, passando a fazer parte do Sintratele, devido a um equívoco cometido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no momento do registro sindical. Para o assessor jurídico do Sintratel, Hudson da Silva, a legitimidade de representar estes trabalhadores pertence ao Sintratel, já que defende há 18 anos a categoria. Basta o secretário retificar, em ofício, este registro. Isso não afrontaria os interesses de outros sindicatos, nem o princípio da unicidade sindical consagradas em nossa constituição".

O Secretário, Manoel Messias disse que uma nota técnica está sendo analisada pela assessoria jurídica do MTE, e que não há prazo regimental para publicá-la, mas que vai pedir agilidade. "Vamos buscar um entendimento entre esses dois sindicatos, e encontrar uma forma de atender a representatividade de cada um", completou o secretário.

Para Patah, a atuação dos profissionais em telemarketing não deve apenas ser observada pelo mundo sindical, mas por toda a sociedade. "Basta visualizar as horas que estes profissionais passam ao telefone, ouvindo, falando e muitas vezes até sendo psicólogos, mas as pessoas não conseguem compreender este trabalho"."