Presidenta Dilma Rousseff recebe, nessa quinta #o presidente da UGT, no Palácio do Planalto

27/02/2013

O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, será recebido, nesta quinta-feira (28/02), às 10h30, no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff. Patah, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade com 450 mil trabalhadores na base, vai levar à Dilma pedido para que sancione o projeto de lei, que regulamenta a profissão de comerciário. O texto originalmente aprovado no Senado determina que a atividade ou função desempenhada pelos empregados do comércio venha especificada na carteira de trabalho, fixa a jornada de trabalho em oito horas diárias e 44 semanais. Com a sanção presidencial, 12 milhões de trabalhadores comerciários, que há 80 anos lutam e esperam por esse momento histórico, serão beneficiados em todo o País.

O presidente da UGT também vai levar à Dilma Rousseff um documento elaborado por economistas da central como contribuição dos trabalhadores ao debate que ora se reafirma no relacionamento entre a presidenta e o movimento sindical brasileiro.

São posições que revelam as aspirações dos trabalhadores que contribuem para a construção de um Brasil que, sob a liderança da presidenta Dilma, desejamos justo, socialmente fraterno, desenvolvido econômica e sistemicamente, ambientalmente sustentável e com progressiva valorização do trabalhador brasileiro e de sua família.

No documento a ser apresentado à presidenta a UGT vai abordar os seguintes pontos:

1 - FIM DO INTERVENCIONISMO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2 - ADOÇÃO DE CONTRAPARTIDAS SOCIAIS DOS SETORES BENEFICIADOS COM A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS:
2.1. REDUÇÃO DA JORNADA PARA 40 HORAS E GERAÇÃO DE EMPREGO
2.2. COMBATE À ROTATIVIDADE
2.3. EMPRESAS BENEFICIADAS DEVEM PROMOVER CURSOS DE QUALIFICAÇÃO/REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
2.4. COMBATE À INFORMALIDADE: PELO REGISTRO EM CARTEIRA
2.5. PELA UNIVERSALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS (PLR)
3 - INVESTIMENTO DOS RECURSOS DO FAT NA QUALIFICAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO
4 - RECURSOS DO FAT PARA O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
5 - VALORIZAÇÃO DO FGTS ATRAVÉS DO AUMENTO DA SUA REMUNERAÇÃO
6 - AÇÕES DA PETROBRAS: AMPLIAR O DIREITO DE INVESTIMENTO A TODOS OS TRABALHADORES
7 - ATUALIZAÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA (IRPF) E GARANTIR DEDUÇÃO INTEGRAL PARA EDUCAÇÃO
8- DEMOCRATIZAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS
9 - PARTICIPAÇÃO DA UGT NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO BNDES
10 - DEMOCRATIZAÇÃO DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL (CMN) E DO COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA (COPOM) 11 - DEMOCRATIZAÇÃO DO CADE
12 - REGULAMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO 151 DA OIT
13 - RETOMADA IMEDIATA DAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

O presidente da UGT estará acompanhado dos vice-presidentes da entidade e depudatos federais Ademir Camilo (PSD-MG), Roberto Santiago (PSD-SP), Roberto de Lucena (PV- SP) e João Dado (PDT - SP).