Seminário do SINTRAMASSAS/FEBRAPAN qualifica trabalhadores

04/09/2013

O Seminário dos Padeiros organizado pela Federação Brasileira de Trabalhadores nas Indústrias de Panificação (Febrapan) e pelo Sindicato dos Empregados em Massas

Alimentícias, Biscoitos e Padarias do Espírito Santo (Sintramassas), que aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, na sede da União Geral dos Trabalhadores do Espírito Santo (UGT-ES), em Vitória, teve como principais objetivos qualificar e garantir mais segurança ao trabalhador da indústria de pães e massas capixaba.

De acordo com o presidente do Sintramassas, Ari George, a qualificação dos trabalhadores é fundamental para a qualidade de vida dos mesmos. ”Trabalhador qualificado é trabalhador valorizado. E garantir a saúde e segurança dos trabalhadores é a nossa principal meta”, afirmou.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2012 o número de mortes de trabalhadores em consequência de acidentes de trabalho foi de 2.739. Mas o número de mutilados é dez vezes maior.

Para evitar uma estatística mais alta, no Espírito Santo o Sintramassas desenvolveu cursos de qualificação para todos os trabalhadores na área de panificação. Temas importantes como NR12 e CIPA foram abordados pelos representantes dos sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação de vários estados brasileiros.

Durante a programação do Seminário quem fez a explanação sobre a NR 12 foi o assessor do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Aparecido Tenório, o Cidão. Ele destacou as medidas necessárias à garantia da saúde e integridade física dos trabalhadores que manuseiam máquinas e outros equipamentos que devem necessariamente se adequar as novas especificações de proteção e segurança da NR 12. Segundo ele, a classe trabalhadora no país ainda é ameaçada pela flexibilização da legislação trabalhista, pelo desrespeito às leis e pela falta de estrutura do Ministério do Trabalho, que não fiscaliza as empresas como deveria. ”A prevenção ainda é a forma mais importante para se evitar prejuízos e incapacitação”, destacou. Para Cidão, as empresas não conseguem atender aos itens da Norma Reguladora. “A NR 12 é uma norma vanguardista. O problema é que o país não tem condições de aplicá-la ainda”, afirmou.

Por isso, o Sintramassas promove ações de prevenções no qual se pode evitar o aparecimento de acidentes de trabalho. ”O Seminário visou proteger a vida, promover a segurança e saúde dos trabalhadores capixabas. Eles puderam aprender sobre a NR 12 e como se prevenir de doenças e acidentes do trabalho nas padarias, o que vai proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores, e agora sabem também como identificar e denunciar irregularidades”, finalizou Cidão.

Fonte: UGT/ES

Categorizado em: UGT - Espírito Santo,