UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Encontro de técnicos de segurança marca encerramento da 12ª PreveNor


15/10/2013

 

A 12ª PreveNor - Feira Norte-Nordeste de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência se despediu da capital baiana. Ao todo, o evento levou mais de 20 atividades paralelas à feira e apresentou as principais novidades em produtos e serviços de 30 empresas das áreas de SST e Emergência. No próximo ano, a PreveNor repete seu sucesso em outro local, em Recife/PE.

 

Entre as atividades da sexta feira, estiveram o XVI Econtest - Encontro Estadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Bahia com três painéis sobre a situação da área prevencionista da Bahia. Os debates, que contaram com a participação de representantes de entidades setoriais, trouxeram à tona a "Situação atual e desdobramentos do Conselho Federal dos Técnicos de Segurança do Trabalho - CONFETEST", a "Segurança e Saúde dos Trabalhadores da Construção Civil na Bahia" e a "Atuação do SINTESB - BA no Estado da Bahia e perspectiva para 2013/2014".

 

Nas atividades promovidas pela UGT - União Geral dos Trabalhadores, destacamos a presença de centenas de trabalhadores, estudantes, dirigentes sindicais e autoridades da Bahia num debate atual e urgente discutindo as diversas ações promovidas em beneficio da saúde do trabalhador e da trabalhadora no estado. Jaziel Aristides de Carvalho, do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Bahia, e secretário estadual de saúde e segurança da UGT Bahia, apontou os caminhos da central no estado em relação aos desdobramentos necessários na luta por um ambiente de trabalho digno e saúdavel. Apontando dados e demandas, norteou e em conjunto com os demais, definiram os planos de ação na conquista deste ideal de 'trabalhar sim, adoecer não'.

 

"A UGT – União Geral dos Trabalhadores tem como meta comum abrir uma frente em busca de profundas modificações na sociedade, admitindo que há necessidade de um novo ciclo histórico ofensivo no movimento sindical brasileiro, contribuindo para a construção de novos paradigmas, olhando em direção a um novo projeto sindical, consentâneo com o século XXI, centrado no ser humano e capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.

 

Denunciar a precarização de políticas públicas de saúde; enfrentar o neoliberalismo perverso presente na maioria dos empregadores, e na sociedade em geral; identificar os condicionantes desta luta de classes presente em nosso cotidiano e agir, também são pautas diárias em nossas ações.

 

Em nossa secretária nacional de saúde e segurança no trabalho estimulamos todos os filiados da central a constituírem seus setores de saúde e segurança, organizados e com pessoas competentes. Assim teremos uma resposta mais rápida as ações de desagravo à saúde dos trabalhadores, visando a prevenção e a preservação da integridade da classe trabalhadora.

 

Apesar de o movimento sindical incorporar a temática da saúde e segurança no trabalho, esta cumpre um papel ainda secundário na pauta das negociações coletivas. As necessidades salariais, de cargos e carreira se sobrepõem as nossas lutas, que são prejudicadas pela estratégia defensiva, economicista e fragmentada na luta pelos direitos e politicas sociais, como a saúde.

 

Temos motivado a discussão neste caminho", discorreu Cleonice Caetano Souza, Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, em suas palestras nos encontros.

A feira é promovida pelas revistas Proteção e Emergência, com a realização da Proteção Publicações e Eventos.

 

A feira é promovida pelas revistas Proteção e Emergência, com a realização da Proteção Publicações e Eventos.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.