Sindicalista da UGT ocupa cargo na UNI Américas do Comércio

20/10/2013

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)  em Sergipe e presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços no Estado, Ronildo Almeida, foi indicado como representante na Secretaria Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviço - Sentracos do Comitê Diretivo Regional da UNI Américas, com sede em Montevidéu, Uruguai. A escolha do sindicalista ocorreu semana passada na Conferência Mundial do Comércio e 4ª Conferência da Regional de Comércio da UNI Américas, em Buenos Aires, Argentina.

Ronildo integrou a delegação da UGT SENTRACOS Brasil que participou desses dois eventos internacionais que discutiram a organização do movimento sindical dos comerciários; sindicatos fortes nas corporações multinacionais; crescimento sindical e o impulso da negociação coletiva. O Secretário-Geral da UNI Global Union General Philip Jennings disse aos mais de 400 participantes que a “desigualdade é o flagelo do mundo”, ao citar que um trabalhador de varejo Uganda demorar mil anos para ganhar o que um chefe do Walmart / Massmart na África do Sul ganha em um ano.

“Existem muitos exemplos onde os chefes ganham trinta, quarenta, cinquenta ou cem vezes mais do que os trabalhadores das lojas. É moralmente inaceitável e UNI e suas afiliadas vão lutar até que haja uma mudança de cultura. Focamos a ação e a união e precisamos de seu compromisso e apoio para mudar o local de trabalho e continuar a obter vitórias para os trabalhadores do mundo”, defendeu Philip Jennings.

O presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços, Ronildo Almeida, avalia positivamente o encontro internacional dos sindicalistas. “Temas importantes foram debatidos, especialmente em relação a precarização na terceirização; o trabalho decente, para superar as desigualdades e a exclusão consequentes do processo de globalização; as multinacionais, redes e sindicalização, uma luta pelo fortalecimento dos sindicatos locais e campanhas permanentes para aumento de filiação; e a alta taxa mundial de desemprego dos jovens”, pontuou.

Segundo o sindicalista o relacionamento da rede Walmart com o movimento sindical e seus empregados foi um tema amplamente discutido. Na ocasião, sindicalistas de países onde a multinacional opera, apresentaram denúncias especialmente de exploração de mão de obra, e política antissindical. Uma rede formada por representantes da UGT, junto a essas empresas apresentaram trabalho relevantes sobre as ações desenvolvidas. Outra multinacional citada na 4ª Conferência da Regional de Comércio da UNI Américas foi a Ceconsud, que em Sergipe detém as bandeiras do G.Barbosa e Atacadão Rodrigues.

A UNI Global Union representa 20 milhões de trabalhadores em todo o mundo , através de  900 sindicatos filiados , em 150 países em todas as regiões do mundo. A próxima Conferência Global Commerce UNI será realizada na Alemanha.

Categorizado em: UGT - Sergipe,