Outubro Rosa na UGT-RJ: em discussão, o câncer de mama

29/10/2013

Prevenção. Esta foi a principal mensagem transmitida para as mulheres que participaram da palestra sobre o Câncer de Mama, promovida pela Secretaria da Mulher da União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) na tarde desta terça-feira, 29.

Ministrada pela enfermeira Aparecida Nascimento, profissional de saúde atuante no setor de Ginecologia do Hospital Geral de Bonsucesso, a palestra abordou questões como a importância de as mulheres conhecerem seus próprios corpos através do autoexame e a Lei 11.664/2008, que confere às mulheres com idade acima de 40 anos o direito a realização do exame anual gratuito de mamografia no SUS (Sistema Único de Saúde).

A participação das mulheres nos espaços de discussão sobre a saúde da mulher, como os conselhos de saúde; a necessidade de disseminação do conhecimento adquirido acerca do tema nos sindicatos, associações, igrejas e outros espaços; e a cobrança, sobre os órgãos públicos, por melhores condições de atendimento às mulheres também foram questões abordadas.

"Precisamos fazer um trabalho de base, mas, principalmente, nos unir.  Como sindicalistas, temos a responsabilidade, ainda, de inserir o tema em nossas pautas", afirmou a secretária da Mulher, Fátima Maria da Conceição.

Adjunta da pasta, Clátia Regina sobre as responsabilidades do governo sobre a saúde da mulher. "Precisamos, em primeiro lugar, conhecer a legislação; em segundo, divulgar; e, em terceiro, exibir que o governo faça sua parte. Precisamos denunciar, pois o estado tem uma grande responsabilidade com as mulheres que têm o câncer diagnosticado", alertou ela, acrescentando, ainda, que, além do autoexame, toda aparelhagem e tecnologia existentes deves beneficiar a mulher na prevenção e na cura da doença.

Prestigiadas por alguns companheiros, como o vice-presidente José da Silva Matos (Zé Baiano) e o secretário de Assuntos Institucionais e Políticos da UGT-RJ Wilson Pralom, as mulheres também foram alertadas sobre o calendário de atividades de novembro, como 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher e o 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Fonte: UGT Rio de Janeiro

Categorizado em: UGT - Rio de Janeiro,