UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT nos debates dos ODM da Presidência República


29/11/2013

O Comitê de Sustentabilidade da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou do debate sobre a “Municipalização dos Objetivos do Milênio (ODM) e a Construção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O encontro foi na tarde desta sexta-feira, 29 de novembro, na Feira e Congresso da ONG Brasil 2013, no expo center norte, em São Paulo.

 

Na mesa deste debate estiveram por Wagner Caetano, secretário nacional de Relações Político-Sociais (SNARPS) da Secretaria-Geral da Presidência da República; Leisa Perch, especialista de Política do Centro Rio+, Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável; Adriana Ramos, diretora da ABONG e membro da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das OSC; Odilon Faccio, secretário executivo adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O moderador será André Calixtre, assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

Em entrevista exclusiva à UGT, Wagner Caetano disse que acha importante a reunião de lideranças sociais e de pessoas que estão comprometidas com projetos e iniciativas de politicas públicas. E afirmou que toda a decisão dos governos, seja no plano nacional ou mundial, interfere diretamente na vida dos trabalhadores “porque nós é que produzimos a riqueza deste mundo e o bem ou o mal que é decidido pelos governos interfere no nosso cotidiano”. E completou, “a qualidade de vida dos nossos trabalhadores depende da qualidade das políticas públicas e se os trabalhadores não se organizarem e não estiverem intervindo neste processo e as políticas públicas forem mal conduzidas as consequências também serão diretas nas vidas destes trabalhadores e seus familiares.

 

Ao final, Wagner Caetano reforçou que é positiva a participação efetiva da UGT nestas questões, “porque eu particularmente acompanho e vejo a UGT muito presente nestes debates e, inclusive, agradeço a participação da UGT porque ela contribui para que outras instituições , outras centrais sindicais e outras organizações da sociedade civil vejam nela o exemplo e participe também”, concluiu secretário nacional de Relações Político-Sociais.

 

Odilon Faccio, também em entrevista exclusiva ao portal da UGT, falou da importância do movimento Nós Podemos São Paulo, que tem a participação da Cristina Palmieri, do Comitê de Sustentabilidade da UGT, que representa os trabalhadores no grupo, dizendo que São Paulo tem um dos melhores desenvolvimentos econômicos do país, “mas precisa melhorar a vida das pessoas no pequeno munícipio, no bairro, na favela. Portanto o núcleo São Paulo tem uma super importância e um super papel para o Brasil”.

 

Perguntado sobre as mudanças que os ODS’s trarão mais diretamente aos trabalhadores, Odilon contou que uma das metas será a “Geração de Emprego, mas este emprego tem que ter qualidade, com liberdade de negociação coletiva e que valorize toda a agenda de interesses sindicais”.

 

Assim como Wagner Caetano, Odilon elogiou a participação da UGT nos debates dos ODM. “Foi uma decisão valiosa, estratégica e espero que a UGT lidere e convoque teus sindicatos e parceiros para abraçar estas causa. Parabéns para a UGT!”

 

Por Giselle Corrêa

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.