Frentistas do sul de Santa Catarina conquistam 4,76% de aumento real

07/01/2014

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Derivados de Petróleo, Postos de Lavação, Lubrificação, Borracharia e Similares do Sul de Santa Catarina (SIEMCODEPE), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), conquistou um reajuste de 10.34% para a categoria.

Levando em consideração o acumulado dos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), publicado em novembro passado, que foi de 5,58%, o Sindicato conquistou um aumento real de 4,76% para os trabalhadores e trabalhadoras do setor.

Até novembro de 2012, o piso da categoria era de R$ 829,40, mas em junho de 2013 o Sindicato conseguiu uma antecipação de 1,33%, o que reajustou o piso para R$840,40. Neste último dissídio, em novembro último, o reajuste foi de 8,9%, elevando o piso para R$915,20. Esse valor somado ao adicional de periculosidade reajustou o piso salarial da categoria para R$ 1.189,76.

Entre os avanços conquistados estão também o aumento de R$ 5,00 para o vale refeição dos feriados, o que elevou o benefício de R$ 43,00 para R$ 48,00, adicional de quebra de caixa e seguro de vida.

Para as regiões do entorno de Criciúma, com exceção de Tubarão, Ibitubá e Laguna, o Sindicato conseguiu a regulamentação da Orientação Jurisprudencial (OJ) 410, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que trata do repouso semanal remunerado, em que após seis dias trabalhados, o sétimo dia é folgado e caso as empresas descumpram o acordo, o trabalhador e a trabalhadora receberá 100% de hora extra.

Por Fábio Ramalho -UGT

Categorizado em: UGT - Santa Catarina,