UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Sindicato da UGT cobra convocação de concursados da Caixa


21/01/2014

O noticiário nacional tem trazido informações de que a Caixa Econômica Federal vai realizar, ainda neste semestre, concurso público para o cadastro de reserva do seu quadro de pessoal, isso é preocupante e motivou que o Sindicato dos Bancários de Goiás, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), exigisse que antes de se realizar novo concurso público, a instituição promova a convocação daqueles candidatos constantes do cadastro de reserva em número suficiente para atender a demanda dos serviços nas agências, já que a sociedade tem conhecimento de que essa empresa possui cadastro com validade até junho/2014.

 

A categoria bancária vê com muita preocupação as constantes realizações de concursos públicos tendo em vista os classificados serem convocados em número ínfimo até o vencimento do prazo prescricional, dando a entender aos candidatos que esse processo está se transformando numa artimanha para faturar altos lucros.

 

As agências da Caixa Econômica Federal vêm funcionando muitas vezes de forma precária quanto ao número de empregados para atender a demanda dos serviços. São constantes as reclamações sobre o trabalho de forma excessiva, muitos laborando até altas horas da noite sem o registro do ponto, constituindo-se em flagrante desrespeito à legislação trabalhista.

 

No âmbito do Estado de Goiás, com a absorção das contas dos servidores públicos estaduais e dos órgãos públicos, foi aumentado de 64 (sessenta e quatro) para 174 (cento e setenta e quatro) o número de pontos de atendimento dessa instituição, o que representa 172% de crescimento. Infelizmente, na contramão desse avanço, foram admitidos pouco mais de 800 empregados em todo o Estado, o que representa cerca de 30% de ampliação do quadro funcional nesta região.

 

Esses números mostram nitidamente que o quadro de empregados nas agências da CAIXA em Goiás está insuficiente e destoa da missão da empresa de atender bem seus clientes e usuários, comprometendo a imagem dessa instituição financeira que também tem como obrigação a responsabilidade social.

 

Neste contexto o Sindicato não pode admitir que novos concursos sejam realizados sem que todos os candidatos aprovados em concursos anteriores sejam convocados. Desta forma procedendo estará a CAIXA zelando de sua própria imagem, agindo com respeito perante aos concursados, além de praticar a responsabilidade social junto aos seus clientes e à sociedade brasileira.

 

“Outro fator preocupante é o avanço desenfreado dos correspondentes bancários, imobiliários e das terceirizações dos serviços. Todos os PAB’s e as agências do Banco Itaú que funcionavam nos órgãos públicos estaduais e Vapt-vupts foram substituídos por correspondentes bancários, o que caracteriza ilegalidade quanto à terceirização da atividade fim dessa instituição financeira, manchando a imagem da CAIXA perante os clientes e usuários dessas repartições na medida em que são atendidos por terceiros” afirma o documento assinado pelo presidente do SEEB-Goiás, Sergio Luiz da Costa.

 


Categorizado em: UGT - Goiás,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.