Pressão da UGT faz governador de Goiás anunciar a criação de piso salarial regional

24/03/2014

O governador do Estado de Goiás, Marcone Perillo, recebeu na tarde desta segunda-feira (24) o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah que, juntamente, com o deputado federal e ex-secretário da casa civil, Vilmar Rocha (PSD-GO) e o presidente da UGT-GO, Bomfim Dias Sales reforçaram que é preciso avançar com a proposta de haver um piso salarial diferenciado no estado.

O governador se comprometeu em enviar até o dia 8 de abril, a proposta para a Assembleia Legislativa do Estado em caráter de urgência e, caso não haja nenhuma dificuldade, o anúncio da implantação do piso regional no Estado será feito no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

A proposta de implantação do piso salarial regional de Goiás diferenciado do valor praticado nacionalmente é um anseio da UGT e já havia sido apresentado em 2010, mas ganhou força com o apoio do deputado Vilmar Rocha, que será padrinho do projeto, como uma forma de facilitar a aprovação da proposta na casa, o que representa não só uma vitória da UGT, mas de toda a classe trabalhadora do Estado. Goiás será o 6º Estado do País a ter o piso salarial regional.

Compondo a delegação ugetista no encontro com o governador, participaram da audiência Sérgio Luiz Costa, presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás e Hélio Araújo Pereira, presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Estado.

Uma proposta da UGT, e que vem, com o passar dos anos ganhando mais musculatura nos estados e, gradativamente, virando realidade em diversas regiões.

São Paulo é um exemplo, graças a intervenção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região (Sinsaúde) e a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado, entidades filiada a UGT, o governador Geraldo Alckmin sancionou a terceira faixa do piso regional, em evento realizado na sede nacional da central.

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT / Fotos: Robson Rocha

Categorizado em: UGT - Goiás,