UGT convoca militância para ato pelo Dia Mundial da Saúde

01/04/2014

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), através da sua secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho, juntamente diversos sindicatos filiados, está organizando para o próximo dia 07 de abril, no centro de São Paulo, um grande ato alusivo ao Dia Mundial da Saúde.

Com concentração na Praça da Sé, a manifestação seguira em caminhada em torno da Praça, onde estão previstas diversas atividades, tendo como grande diferencial a Tenda Paulo Freire, espaço reservado para debates e troca de informações.

O Dia Mundial da Saúde, comemorada em 07 de abril, é um dia de luta e reflexão em relação à construção de políticas públicas voltadas para saúde, buscando alternativas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Cleonice Caetano Souza, secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT, “é indiscutível o papel que o SUS desempenha para a população de todas as classes sociais, mas é preciso avançar e garantir a eficácia das políticas públicas voltadas para a saúde. Sabemos da importância deste sistema de acesso à saúde, principalmente a uma camada mais pobre da população brasileira, e dos trabalhadores e trabalhadores, pois tem na sua origem a equidade, algo que não temos visto ultimamente em nossa sociedade, dado ao sistema neoliberal, que infelizmente norteiam nossa sociedade”.

Carta à Sociedade Civil Organizada

Tal documento foi elaborado com a participação de dezenas de entidades integrantes da Plenária Municipal e Estadual de Saúde de São Paulo - entidades representantes movimentos populares e sociais, sindicais, trabalhadores da saúde, fóruns de patologias, de pessoas com deficiência, entidades religiosas, conselhos de saúde, e outros tantos grupos e organizações que acreditam no SUS como a maior política pública de saúde do mundo e trabalham em sua defesa.

Esta carta, em um primeiro momento, colherá assinaturas de forma virtual. No dia do Ato do Dia Mundial da Saúde - 07 de Abril, a carta será lida; distribuída e encaminhada, as autoridades executivas e legislativas das três esferas de governo (municipal, estadual e federal); em especial será encaminhada aos candidatos à próxima eleição, com os nomes de todas as entidades/coletivos que a assinam.

Conscientes da luta de nossa central sindical desde sua origem, na defesa dos princípios de cidadania, ética e inovação, conclamamos a todos e todas para juntos termos um dia de luta; de defesa do SUS e da saúde pública, e de cumprimento do compromisso com nosso país!

Serviço:
Local: Praça da Sé / Centro de São Paulo
Data e horário: 7 de abril, das 9h às 13h.
9h – Concentração com atividades de integração coletiva e estímulo à convivência saudável
10h30 – Saída do Cortejo do Dia Mundial da Saúde
11h30 – Debate Público com o tema “O público na Saúde Pública e a produção do bem comum” (na Tenda Paulo Freire)