UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

FECEP e CNTC se reúnem para dialogar sobre a situação dos trabalhadores das Lojas Americanas


23/01/2023

Durante a tarde do dia 19 de janeiro, o Diretor Tesoureiro e os Assessores Jurídicos da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) Paulo Roberto Morais, Dr. Roberto Barranco e Dr. Cláudio Socorro de Oliveira se reuniram virtualmente com o Diretor de Negociação Coletiva e Relações de Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Guiomar Vidor e com demais presidentes, diretores e assessores jurídicos de Entidades Federativas representantes da classe trabalhadora.

Inicialmente a reunião tinha como objetivo promover o diálogo entre os representantes das Lojas Americanas e os sindicalistas em defesa dos trabalhadores. Contudo, a Empresa não participou, justificando que antes de prestar quaisquer esclarecimentos, necessita aguardar o término de uma auditoria externa que contratou e que está sendo realizada em toda a rede. A empresa explicou que ainda não tem informações completas sobre a questão, mas garantiu que em breve fará o agendamento de uma nova reunião apresentando as informações oficiais.

Independente da ausência da empresa, o assunto em pauta foi discutido entre os sindicalistas, que manifestaram a preocupação com os trabalhadores, no sentido do risco de dispensa em massa; encerramento de atividades de filiais; ou ainda possível suspensão total da empresa. Preocupações estas que levaram a CNTC a tomar a decisão de acompanhar minuciosamente a partir as atitudes e movimentações da empresa, inclusive invocando o Ministério Público do Trabalho (MPT) para integrar o acompanhamento do caso.

No encontro virtual também ficou definido que a CNTC solicitará aos Sindicatos que possuem Lojas Americanas em suas bases para que façam acompanhamento e contato com os trabalhadores, levantando informações e que em seguida possam confeccionar relatórios e encaminhar às Federações, que por sua vez deverão remeter à Confederação para embasamento das ações a serem desenvolvidas em prol dos trabalhadores.

 

FONTE E IMAGEM: COMUNICAÇÃO FECEP




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.