UGT-PE realiza seminário do Trabalhador

24/01/2023

A União Geral dos Trabalhadores no Estado de Pernambuco (UGT-PE) promoveu, na manhã de segunda-feira (23/01) o Seminário do Trabalhador. O evento aconteceu na sede da entidade, no bairro São José, em Recife.

Na ocasião o presidente da União Geral dos Trabalhadores Nacional, Ricardo Patah, abriu o debate sobre a conjuntura atual do movimento sindical e as expectativas dos sindicatos no governo Lula.

Além disso, foram debatidos pontos importantes sobre o planejamento para o ano de 2023, que será apresentado no Congresso Nacional da UGT, previsto para acontecer nos dias 07, 08 e 09 de maio, em São Paulo.

Segundo Patah, ouvir as demandas dos estados vai trazer um enriquecimento expressivo nas propostas, pois as situações vividas pelos trabalhadores são específicas diante das particularidades de cada região. “Ouvir as situações vividas por vocês no dia a dia das bases, me traz um entendimento diferente sobre as necessidades de cada categoria. O que acontece no Sul não é igual ao nordeste e vice e versa. Por isso, me disponho sempre a percorrer cada canto do Brasil, com o objetivo de unificar a defesa absoluta do direito do trabalhador,” afirmou Patah.

Segundo Gustavo Walfrido, presidente da UGT-PE, encontros como esse acendem a chama da esperança no movimento sindical. “Hoje estamos aqui reuníamos para construir uma pauta que, de fato, atende as necessidades da classe trabalhadora. Estamos trabalhando, com foco em um processo de reconstrução e de renovação. O trabalhador merece ter seus direitos assegurados e somos nós, Sindicatos, Centrais Sindicais e Conselhos que representamos e damos voz ao trabalhador. Então que em 2023 possamos trabalhar com a certeza que o direito será protegido, ampliado e conquistado” disse Walfrido.

Os principais pontos debatidos foram as ações e estratégias que serão adotadas pela UGT, diante dos novos governantes federal e estadual para o ano de 2023. Quais as mudanças que os trabalhadores devem esperar dessas lideranças.

Estiveram presentes os sindicatos filiados: Sindex, Satenpe, Sindifort-PE, Sinsempa, Sinspri, Simprome, Sindatsb-PE, Sindguardas, Sindicato de Radiologia, Sindicato dos Comerciários do Recife, Seeb Jaboatão e Região, Seeb Goiana e Região, Seeb Palmares e Região, Federação dos Bancários dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Sitramico, Sindicato dos Comerciários de Olinda, Movimento dos Sem Direitos, Sintrac, Sinpromg-PE, Sindicom e AMDS.

Durante o Seminário de Planejamento foi desenvolvida uma Carta Proposta de pauta para debate no Congresso da UGT Nacional.