Centrais tem proposta de adequação para a Reforma Trabalhista

17/03/2023

As Centrais Sindicais brasileiras apoiaram a eleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o compromisso de haver uma revisão em alguns pontos da Reforma Trabalhista (lei 13.467/17) e a da Minirreforma, ou Lei da Liberdade Econômica (13.874/19). As duas tiveram com a justificativa de “gerar empregos” e “fomentar o empreendedorismo”. Infelizmente, pelos estudos da União Geral dos Trabalhadores, a UGT, nada disso aconteceu, pelo contrário, houve sim a “precarização do emprego”, a “desvalorização dos salários”, e a “criação de trabalhos sem nenhuma proteção e, praticamente, análogo a escravidão, como é o caso dos aplicativos de transporte e delivery”.

Desde a posse, um comitê formado pelas principais centrais sindicais discute com o novo governo rever pontos importantes dessas reformas. Ricardo Patah, presidente nacional da União geral dos Trabalhadores – UGT, um dos principais interlocutores, estará em Belém no próximo dia 18/03 – sábado, participando de um Congresso da UGT-Pará, no auditório da FÉCOMERCIO (Av. Assis de Vasconcelos, 359 - 8º Andar - Campina, Belém - PA, 66017-070)

Vai falar sobre o andamento dessas negociações com o executivo e o congresso. Outro ponto polêmico é a regulamentação da manutenção econômica para a estrutura sindical, praticamente extinta com essas reformas. Segundo Patah, NÃO seria a volta do Imposto Sindical.

O 5º Congresso da UGT-PARÁ vai discutir ainda, Amazônia Preservada, com Desenvolvimento Sustentável e Empregos Verdes

Cristina Nascimento (91) 980318351