UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Mulheres sindicalistas do SINTETEL e da FENATTEL participam do encerramento do Março Mulher


03/04/2023

O SINTETEL e a FENATTEL participaram, nesta quinta-feira (30), de eventos virtuais que marcaram o encerramento das atividades no Março Mulher 2023.

 

O objetivo dos eventos foi debater as situações que permeiam o mercado de trabalho, como: a participação das mulheres no mundo sindical, mais mulheres em espaços de decisão, violência e assédios; saúde e segurança, saúde mental e sobre os importantes avanços lançados pelo Governo Federal no Dia Internacional da Mulher 2023.

 

Rede de Mulheres UNI Brasil

 

Pela manhã, o encontro foi organizado pela Rede de Mulheres UNI Brasil, da qual o SINTETEL está à frente da coordenação. 

 

Além das mulheres sindicalistas do Brasil e das Américas, participaram do encontro a representante do Ministério das Mulheres, Ana Paula Cerca; Verônica Fernandez Mendez, chefe de Igualdade de Oportunidades da UNI Global; Andrea Garcia, responsável pelo grupo de Igualdade de Oportunidades do Comitê de Mulheres das Américas; Theresa Mortimer, presidente do Comitê de Mulheres da UNI Américas, e Cristiane do Nascimento, do SINTETEL e vice-Presidenta do Comitê de Mulheres da UNI Américas. Cerca de 100 mulheres participaram deste primeiro momento.

 

Ana Paula Cerca, que na ocasião representou Denise Motta Dau - Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Ministério das Mulheres, descreveu um panorama geral sobre o mercado de trabalho e as novidades lançadas pelo Governo no último dia 8 de março. Já a Dra. Gledis de Moraes Lúcio, advogada do SIEMACO/SP, explanou sobre a Política dos Cuidados e a Alienação Parental, este último tema gera vários questionamento e preocupações. 

 

Mulheres da FENATTEL

 

Na parte da tarde, as lideranças da FENATEL realizaram uma atividade para debater sobre as questões diárias que envolvem as mulheres no mercado de trabalho. 

 

Camila Ikuta, assessora técnica do DIEESE, por meio de estudo desenvolvido pelo Departamento, falou sobre a Inserção das Mulheres no Mercado de Trabalho e fez um panorama mais detalhado das ações do Governo Federal.

 

Cerca de 70 companheiras da FENATTEL participaram da roda de conversa virtual. 

 

Além das dirigentes do SINTETEL Cristiane do Nascimento, Maria Edna Medeiros, Aurea Barrence, Angélica Fortunato e as representantes de base, companheiras da FENATTEL de outros estados prestigiaram o evento.

 

Após a palestra, foi aberto para perguntas e comentários das dirigentes sindicais.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.