Dia do trabalhador e da trabalhadora da limpeza é comemorado junto com a categoria!

17/05/2023

A manhã desta terça-feira (16), Dia do Trabalhador e da Trabalhadora da Limpeza, foi marcada por muita emoção e homenagens na sede do SIEMACO São Paulo.

Categoria, sindicato, governo e empresas se uniram para homenagear profissionais da Limpeza Urbana, do Asseio e Conservação, Áreas Verdes, Controle de Pragas e Grandes Geradores, pessoas essenciais para a cidade de São Paulo e para a sociedade em geral.

Lideranças sindicais, empresariais e políticas presentes prestigiaram o evento para parabenizar quem realmente merece esse reconhecimento. Uma festa bonita, descontraída e emocionante, para mostrar que nossas categorias não estão sozinhas e que o SIEMACO-SP está cada dia mais forte e preparado para defender o trabalhador e a trabalhadora em qualquer situação!

Emocionado e com o coração cheio de gratidão, o presidente do SIEMACO-SP e vice-presidente da FEMACO, André Santos Filho, agradeceu à presença de todos e enalteceu os profissionais da limpeza.

“Este é um momento único aqui no SIEMACO-SP. Agradeço primeiramente aos trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias que representamos; agradeço às empresas, autoridades (municipal e estadual), sindicalistas e todos aqui presentes. Muito obrigado a todos vocês. Essa é uma homenagem merecida, dirigida aos profissionais da limpeza, esses guerreiros e guerreias que tornam a cidade melhor, com um trabalho essencial à saúde pública. Quando a gente chegar para trabalhar no escritório o pessoal da limpeza já passou por lá e deixou tudo limpinho. Esses trabalhadores deixaram de ser números e a sociedade hoje, pós pandemia, os reconhece como profissionais que fazem a diferença em nossas vidas. Desejo que vocês continuem brilhando a cada dia. O SIEMACO-SP é a casa de vocês, contem sempre com a gente”, disse André.

Moacyr, presidente da CONASCON e diretor Financeiro do SIEMACO-SP, também prestou suas homenagens às categorias e reverenciou os presentes. “Gostaria que todas as categorias estivessem aqui, mas sabemos que é difícil. Portanto, vocês aqui estão representando todos. O que acontece aqui hoje é uma homenagem aos trabalhadores e também às empresas, que criam empregos e têm amadurecido a relação com o sindicato e os empregados ao longo dos anos, que cada vez mais são tratados de forma respeitosa. Vocês são o pulmão dessa cidade. Sem vocês fazendo a conservação e a manutenção essa cidade em pouco tempo ficaria degradada. Desejo que vocês tenham um dia de paz saúde e harmonia, e que seja estendido por todo ano”, disse Moacyr.

Ricardo Patah, presidente Nacional da UGT, se disse orgulhoso pelo convite e muito feliz por estar juntos dos trabalhadores nessa data. “Há muito tempo a gente enxerga a invisibilidade daqueles que nos dão visibilidade. Uma cidade como São Paulo, sem o trabalho, sem essa ação que vocês desenvolvem, seria uma cidade doente, uma cidade com problemas de todas dimensões. Vocês nos dão a oportunidade de viver em uma cidade apaixonante, que tem essa beleza graças a vocês. Eu às vezes me coloco no lugar de vocês, levantando às 4h da madrugada e observo vocês sempre trabalhando sorridentes. Vocês nos dão energia, nos dão exemplos. Seria salutar que todos pudéssemos, pelo menos uma vez na vida, fazer o trabalho de vocês nas ruas”, disse Patah.

Roberto Santiago, ex-deputado federal, presidente da FEMACO, Vice-presidente do SIEMACO SP e 1º vice-presidente executivo da UGT Nacional, também saudou a todos os presentes, enaltecendo os funcionários do SIEMACO-SP, que fiscalizam, sindicalizam e dão todo apoio à categoria nas bases.

“Eu tive o prazer e o orgulho de ter sido presidente desse sindicato há alguns anos. A importância de vocês está no dia a dia, na coleta, na limpeza hospitalar, onde o risco de morte era iminente na pandemia, onde também estavam lutando para ajudar a salvar vidas. A pandemia deu destaque, mas vocês sempre fizeram isso. Quero aproveitara a presença do Riva e do Simão Pedro (respectivamente vereador e deputado estadual) para propor que esses trabalhadores e trabalhadoras fossem lembrados todos os dias. Eles e elas são as pessoas mais afetadas por todos os problemas da sociedade de São Paulo e do Brasil, por isso eu quero propor um olhar permanente sobre esses trabalhadores, fazendo valer pela luta, pela trincheira do sindicato, com cada vez mais sindicalizados unidos aqui dentro”, disse Santiago.

A direção do SIEMACO-SP agradece a presença do vereador Fabio Riva; Rui Monteiro, presidente do SEAC-SP; Marcio Matheus, presidente do SELUR, Carlos Watanabe – diretor da empresa Termitek, representando o Sr. Antônio França – Presidente do SINDPRAG; Júlio César Menezes da Silva – coordenador comercial da empresa DEMAX, representando Quinto Muffo, presidente do SINDVERDE; Nelson Domingues Pinto Junior – diretor presidente – da Ecourbis; Edson José Stek – representante da empresa LOGA; David Tegangno, assessor da gerência de Saneamento Ambiental, representando a SP-Regula; Ricardo Batista de Souza- superintendente financeiro da Ecourbis; Cesar Roberto Urien – diretor financeiro da Ecourbis; Walter Gomes de Freitas – superintendente operacional da Ecourbis; Olsen Lopes da Silva Júnior – gerente operacional da Ecourbis; Lucas Rodrigo Feltre, representante da empresa LOGA; Viviane Paula – representante da empresa CORPUS; Silvia Tavares – diretora da empresa Termitek; deputado estatual Simão Pedro; Fernando Monteiro – diretor da LOCAT; Aleandro Terezan – CEO da Limpa SP e André Galizia, Superintendente da empresa Sustentare.