UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Alesp homenageia profissionais da Saúde


22/05/2023

Na manhã da sexta-feira (19/05) a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou sessão solene em homenagem do Dia do Trabalhador da Saúde, celebrado em 12 de maio.


A solenidade, solicitada pelo Deputado Rafael Silva foi organizada pela Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, a Federação Paulista da Saúde e o Sindsaúde Campinas e Região lotou o Plenário Juscelino Kubistchek que contou com trabalhadoras e trabalhadores da saúde de diversas regiões do estado, parlamentares e representantes do movimento sindical.


Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) esteve na cerimônia e, ao lado de Amauri Mortágua, presidente da UGT-SP e de Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação fizeram a entrega das placas comemorativas as trabalhadoras.


Sofia Rodrigues, presidente do Sindsaúde Campinas e Região acompanhou trabalhadores da base do Sindicato, que ficaram muito emocionados ao serem chamados ao centro do plenário para receber a justa homenagem.


Em seu discurso, Patah enfatizou que os (as) trabalhadores (as) da saúde demonstram diariamente sua capacidade, sua sensibilidade, e sua forma de dar carinho para as pessoas justamente no momento em que elas estão tão fragilizadas.


“Este até é um singelo reconhecimento que não pode se limitar em palavras, não pode se limitar em algumas ações ou placas. Nós temos que traduzir isso verdadeiramente no reconhecimento do piso”, disse o líder ugetista.


Amauri ressaltou as ações de valorização da categoria, que ganharam força quando ele ainda era vereador, em Tupã, em que, apoiando as ações de Edison Laércio, conseguiu aprovar em 2002, uma das primeiras leis do estado que reconhecia e criava o Dia Municipal do Trabalhador da Saúde, que se espalhou por muitos municípios e resultou na Lei, em 2004, que reconheceu a data a nível estadual.


“Mais do que uma profissão, o que vocês fazem é cuidar de pessoas no momento em que elas mais precisam”, explicou o presidente da UGT-SP.


 Edison Laércio fez uso da tribuna para rememorar o enfermeiro Paulo, que foi homenageado postumamente na sessão, e que faleceu juntamente com sua esposa durante a Pandemia de Covid-19, deixando cinco filhos. “Todos são vítimas da pandemia, quem foi e quem ficou”.


O presidente da Federação conclamou a sociedade a não só aplaudir os (as) trabalhadores (as) da saúde e sim defender o piso. “Aplauso não leva nada para nossa casa, não leva sustento, não leva saúde, não leva lazer”, falou Edison.


Seguindo a mesma essa mesma linha de pensamento, Juliana Karine Machado, secretária de Juventude da UGT nacional e vice-presidente do Sindsaúde Campinas e Região ressaltou a importância da cerimônia, mas enfatizou que o verdadeiro reconhecimento para a categoria é a efetivação do piso salarial do setor, bandeira antiga de lita dos trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde.






logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.