UGT marca presença na Arena de Participação Social e 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, em Brasília

27/05/2014

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), através do Comitê de Sustentabilidade e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, esteve presente na Arena de Participação Social e do Prêmio ODM Brasil, nos dias 21 a 23 de maio, em Brasília. O evento foi promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República em parceria com o Movimento Nacional de Cidadania e Solidariedade (MNCS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na cerimônia de abertura da Arena de Participação Social, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), ressaltou os avanços e desafios dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), a superação das metas até 2015 e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

No encerramento do evento, a presidenta Dilma Rousseff, na cerimônia de premiação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, valorizou as melhores práticas e projetos sociais de 2013, da gestão municipal e de instituições da sociedade civil que contribuíram para o alcance das Metas do Milênio e da melhoria da qualidade de vida da população. Na ocasião, foi lançada a Política Nacional de Participação Social e do Compromisso Nacional pela Participação Social, que visam fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo entre Estado e sociedade civil.

Atuação da UGT também se dá nos Diálogos sobre a Agenda Pós-2015

A UGT, através do Comitê de Sustentabilidade e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, participou, no dia 23 de maio, dos Diálogos sobre a Agenda Pós-2015: A construção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que debateu pontos importantes da agenda que substituirá a dos ODM. O diretor do Centro Rio+ e o Ministro Relações Exteriores, Antonio Patriota, debateram junto à sociedade civil.

O processo de diálogo com a sociedade civil se iniciou com a realização da Cúpula dos Povos, em paralelo à Conferência Rio+20. Em 2014, com a constituição de um grupo de trabalho interministerial, a Secretaria Geral vem promovendo debates a respeito do tema.

Informações do Comitê de Sustentabilidade da UGT