Delegação sindical chinesa é recebida por dirigentes da UGT

16/11/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu, na manhã desta terça-feira (14/11), a visita de representantes sindicais de quatro diferentes províncias da China Nanyang, Luoyang, Heran e Sanmenxia.

O encontro, promovido pela Câmara de Relações Exteriores Brasil China aconteceu na Sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) e a delegação chinesa foi recebida por Ricardo Patah, Cleonice Caetano (Cleo), Antonio Carlos dos Reis, (Salim) e Canindé Pegado, respectivamente presidente, vice-presidentes e Secretário Geral da UGT, José Gonzaga da Cruz e Isabel Kauz, vice-presidente e secretária da Mulher do SECSP.

A visita foi a oportunidade de troca de experiências e fortalecimento de laços entre os sindicalistas brasileiros e chineses, que gostaram da recepção, visitaram sede do SECSP e ficaram surpresos com as atividades que a UGT desenvolve, seja na luta pela defesa dos interesses da classe trabalhadora ou por uma sociedade mais justa e igualitária por meio de ações de inclusão social como os Mutirões Nacionais de Emprego, atuações voltadas a combater preconceitos ou para a comunidade PCD.

No final do encontro, os sindicalistas assinaram um acordo de cooperação com os seguintes termos:

Reforçar o intercâmbio de visitas entre as duas entidades, organizar as empresas associadas para promover o estudo e intercâmbio, realizar na base de igualdade e de benefício mútuo a cooperação multinível em todos os aspectos, e prestar a assistência necessária da cooperação e desenvolvimento para as entidades associadas;

O estímulo e desenvolvimento de programas voltados para o crescimento econômico, cultural, social, educacional, tecnológico, ambiental, rodadas de negócios entre empresas chinesas, brasileiras e estrangeiras alicerçadas no respeito à soberania e aos direitos dos respectivos países;

O comprometimento de promover e facilitar o intercâmbio entre seus povos para melhor difundir suas culturas através de missões, bibliografia, vídeo, áudio, cursos de qualificação e capacitação, seminários e palestras ou outros meios semelhantes autorizados;

As partes se comprometem ainda a promover e fomentar pesquisas, cursos no estímulo ao crescimento das e dos agentes envolvidos, podendo ser ainda usado institutos parceiros apontados pelas partes.

A delegação chinesa esteve composta por Hu Guanjun, Nanyang, Li Qiang, Luoyang, Yang Huiqing, Henan e Zhao Tie’na, Sanmenxia.