UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Presidente do STICC POA, Gelson Santana, destaca importância da participação na II COMIGRAR


22/03/2024

Gelson Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC POA), marcou presença representando a União Geral dos Trabalhadores (UGT) na II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR) em Brasília, nos dias 21 e 22 de março. Com o tema "Cidadania em Movimento Com Trabalhar", o evento reuniu imigrantes, refugiados, apátridas, membros da sociedade civil, especialistas, líderes sindicais e profissionais engajados na temática, com o propósito de discutir propostas de políticas públicas e soluções inovadoras relacionadas ao mundo do trabalho.

Na ocasião, Gelson ressaltou a importância da sociedade como um todo em propor ações concretas para permitir que esses cidadãos exerçam suas atividades laborais com dignidade e tenham seus direitos respeitados. 

A UGT/STICC foi pioneira no movimento sindical brasileiro ao implementar programas direcionados a esse público, como cursos gratuitos de língua portuguesa e contratos de trabalho em francês. Um exemplo de sucesso é o Dr. Marc, imigrante haitiano que, após passar por um curso no STICC, foi contratado para trabalhar na fiscalização e hoje é dentista do sindicato, demonstrando que é possível alcançar grandes conquistas pessoais e profissionais.

Em suas palavras, Gelson afirmou: "Assim como o time do STICC, acreditamos na mensagem de esperança de Gonzaguinha: fé na vida, fé no que virá, nós podemos tudo. Nós podemos mais". A participação ativa na COMIGRAR evidencia o compromisso da UGT e do STICC em promover a inclusão e valorização dos trabalhadores imigrantes, refugiados e apátridas, contribuindo para um ambiente laboral mais justo e igualitário.






logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.