Ricardo Patah destaca luta das mulheres no mercado de trabalho em seminário realizado no Siemaco-SP

27/03/2024

Na manhã desta quarta-feira (27/03), o seminário "Conquistando o Protagonismo" reuniu diversas figuras notáveis da luta sindical e trabalhista sede do SIEMACO-SP (Sindicato de Asseio e Conservação) em comemoração ao mês da Mulher.

O auditório estava cheio, com representações de movimentos sociais e sindicais de diversas categorias profissionais, demonstrando a força e a união do movimento trabalhista.

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), e Cássia Bufelli, vice-presidente da UGT, que estiveram no evento.

Patah, que também é comerciário, destacou a importância da categoria, que é majoritariamente feminina, e ressaltou os desafios enfrentados por estas trabalhadoras. Ele destacou que as mulheres, no setor comercial, não apenas enfrentam duplas ou triplas jornadas de trabalho, mas também recebem salários inferiores aos dos homens para exercerem as mesmas funções.

Além disso, muitas dessas mulheres são vítimas de assédio, seja sexual ou moral, e têm que lidar com as responsabilidades de cuidar de suas casas e filhos, estando ainda sujeitas à violência doméstica. “Essa realidade exige uma atenção especial e ações concretas para mudar esse cenário de desigualdade e injustiça”, disse o líder ugetista.

O evento também contou com a presença de importantes figuras do Siemaco, como Edson André, presidente; Marcia Adão, secretária Geral; e Daniela Bitencourt, diretora Social, além de Moacyr Pererira, presidente da Conascon.

A presença significativa de representantes de diversos setores profissionais no seminário ressalta a relevância da luta pela equidade de gênero e a necessidade de conquistar o protagonismo feminino em todas as esferas da sociedade.