Câmara Municipal de Curitiba realiza sessão em homenagem aos profissionais de RH

03/05/2024

Fotos: Luis Batista

A Câmara Municipal de Curitiba realizou na noite desta quinta-feira (2/5), sessão solene em homenagem alusiva ao Dia Mundial do Profissional de Recursos Humanos, cujo propositor foi o vereador Leônidas Dias(Podemos), em parceria com o IMB – Instituto Mais Brasil, Sineepres e Sindeprestem/PR.

O presidente do IMB – Instituto Mais Brasil, Waldir Rosa, destacou que o IMB nasceu da necessidade da qualificação dos profissionais de recursos humanos. “Sem a qualificação nenhum profissional, seja ele de RH ou de qualquer outra área, consegue melhorar ou alcançar seus objetivos dentro da empresa, e essa é a nossa missão: Qualificar para melhorar a vida das pessoas”.

Danilo Padilha, presidente do SINDEPRESTEM/PR, destacou a parceria entre os sindicatos patronal e laboral para o avanço de conquistas para o setor de RH e da importância desses profissionais. “Quando uma pessoa desde a hora da entrevista de emprego, passando pelo desenvolvimento pessoal, pelo crescimento, administração de benefícios, tudo isso somos nós e nossas empresas, nossos profissionais que fazem isso, realmente é uma função muito nobre, e mais do que merecida essa homenagem a qual agradecemos imensamente ao vereador Leônidas Dias pelo reconhecimento”, disse o presidente da entidade patronal.

O presidente do Sineepres, Paulo Rossi, falou sobre as conquistas da última convenção coletiva de trabalho e que de forma pioneira, estabeleceu cláusulas que vão além das econômicas, como as práticas de ESG e de Desenvolvimento Sustentável, além da igualdade social e salarial entre homens e mulheres. “Se aquela trabalhadora, aquela profissional, exerce a mesma função e mesma atribuição, ela deve sim, receber a mesma remuneração que o homem, e o papel do sindicato será fiscalizar para que sejam respeitadas todas as cláusulas. Rossi destacou ainda a homenagem aos profissionais de recursos humanos por iniciativa do Legislativo municipal da capital paranaense, que tornou-se pioneiro em prestar essa homenagem à essas pessoas que são o elo entre o empregador e o colaborador. “O profissional de RH é essencial para o sucesso de uma empresa e para o bem-estar dos empregados”, finalizou Rossi.

Falando em nome das empresas de recursos humanos, Maria Cláudia Martins, também abordou a importância dos profissionais de RH. “A dinâmica de uma determinada empresa passa pelo RH. Ele ou ela, são peças chaves para a motivação dos nossos colaboradores”, disse Maria Cláudia.

O presidente da sessão, Vereador Leônidas Dias, lembrou que o Dia Mundial do Profissional de RH, celebrado no dia 20 de maio, surgiu para reconhecer e comemorar a contribuição dos profissionais para o sucesso das organizações e para o bem-estar dos colaboradores e das empresas. “A gestão de pessoas é uma estratégia determinante na sustentabilidade de qualquer negócio” disse o vereador, agradecendo a presença dos homenageados e dos convidados, além das instituições envolvidas no evento.

Confira as fotos: