Sinttel/SC e UGT/SC continuam firme na Greve da RM Oi

04/07/2014

Pedimos aos companheiros ugetistas do estado todo que estão apoiando o movimento estadual dos trabalhadores da RM pertencente ao SINTTEL, que nesses momentos decisivos se empenhem ao máximo para que a luta dos bravos companheiros tenham um desfecho favorável a classe trabalhadora.

Leiam atentamente abaixo o texto preparado pelo companheiro Rogério Soares Secretário Geral da entidade e funcionário da RM:

"Companheiros hoje com a ajuda de Deus e com a força e a unidade dos trabalhadores estamos completando o 25º da GREVE em nosso estado, desde o início temos passado por diversas situações e dificuldades, mas graças a Deus estamos superando todas e iremos até ao fim.

Lembro que muitos não acreditavam na nossa organização em mobilizar os trabalhadores e que chegaram a cogitar que a GREVE só duraria 3 (três) dias, mas os bravos trabalhadores com toda as suas forças decidiram dar um basta e mostrar a RM e a OI que aqui em Santa Catarina não aceitaremos mais as atitudes de desrespeitos que essas empresas vem praticando a muito tempo.

Representantes da empresa entraram em contato para nos informar que tem uma liminar para que 60% do efetivo estejam trabalhando para atender a alta demanda de serviços que desde o mês de Janeiro vem se acumulando por culpa da OI e da própria RM e esta solicitação veio por intermédio do fato histórico que ocorreu ontem com a grande atuação do PROCON em castigar a OI por 5 dias sem poder realizar qualquer venda de seus produtos no território catarinense.

Explicamos ao gestor da empresa RM que até ao momento o SINTTEL-SC não foi intimado ou citado pela justiça e que após citação estaremos analisando e claro o jurídico do sindicato estará apresentando defesa e contestando tal determinação, demonstrando que a responsabilidade dos serviços é da operadora OI que é a tomadora e não da empresa prestadora de serviço, com tal determinação esta comprovando o vinculo trabalhista com a operadora e vamos cobrar. Se a citação ocorrer amanhã (04/07/2014) e, a decisão começará a valer a partir de segunda-feira, dia 07/07/2014, nos moldes da legislação:

A contagem dos prazos processuais far-se-á conforme previsto no art. 4º, §§ 3º e 4º da Lei nº 11.419/2006, que deu origem ao Ato Conjunto TST.CSJT.GP nº 15/2008, o qual dispõe no seu art. 6º: ’Art. 6º Considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da divulgação do Diário Eletrônico no Portal da Justiça do Trabalho. Parágrafo único. Os prazos processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação’.

Se for necessário termos que colocar 60% do efetivo administrativo e operacional de cada localidade, iremos discutir com a empresa a escala e após a discussão iremos apresentar aos trabalhadores que estão no movimento paredista, mesmo que hoje ou amanha os gestores venham convocar os trabalhadores os mesmos devem aguardar o posicionamento do sindicato.

E já fomos informados que na segunda-feira 07/07 será o julgamento do dissídio a onde a justiça irá buscar a resolver o que a RM nesses meses de negociação deixou de resolver e de apresentar uma proposta descente que viesse atender a todos os trabalhadores. Por isso que após a determinação do juiz na segunda-feira se for finalizado este processo e determinar que a GREVE tenha que ser encerrada, os trabalhadores devem responder as suas atividades diárias da mesma forma e comprometimento que a empresa esta tendo com os trabalhadores que estão em GREVE, por culpa da RM.

A defesa deste processo do dissídio o jurídico do sindicato já tem protocolado e esta contemplando todos as cláusulas do ACT vigente e os valores da Pauta de reivindicação de 2014/2015 e inclusive o pedido de estabilidade para todos os grevistas e o abono dos dias parados sem qualquer prejuízo financeiro.

Convocamos a todos os trabalhadores paredistas a participar na segunda-feira 07/07 da passeata que iremos iniciar as 14:00 horas na frente do sindicato e iremos realizar o mesmo percurso, até mesmo para agradecer ao PROCON pela atitude que tomou contra a OI. Após iremos todos ao novo prédio do TRT situado na Av. Rio Branco, no segundo andar. Os companheiros da Grande Florianópolis serão orientados na segunda-feira pela parte da manha pelos Diretores que estão na coordenação do piquete que irão organizar a logística.

Na segunda-feira estaremos completando 29 dias de GREVE e fico muito satisfeito em ver nos piquetes a força e a felicidade de todos que estão fazendo parte desta historia, que há 30 anos nunca se viu falar no nosso segmento. Parabéns a todos os companheiros e podem ter certeza que em breve iremos contemplar o efeito deste movimento histórico.

Novamente agradecemos a nossa central UGT e aos companheiros dos sindicatos filiados que desde o inicio tem abraçado esta causa e estão mantendo firmes nos piquetes e ajudando de diversas formas, também agradecer a nossa federação FENATTEL que também tem estado conosco nesta luta e não podemos esquecer-nos dos companheiros sindicalistas que estão na frente desses piquetes firmes e fortes e com isso demonstrando a nossa classe trabalhadora que as mudanças já começaram acontecer.

Para amanhã (04/07) cada dirigente sindical que está coordenando os piquetes estará repassando as atividades do dia e qualquer informações estaremos repassando a todos. E continuamos firmes na GREVE e os companheiros da BA e do RS também estão firmes na luta, inclusive o RS também terá o julgamento na segunda-feira 07/07. Fiquem atento no face do SINTTEL-SC".

Fonte: UGT SC

Categorizado em: UGT - Santa Catarina,