UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comerciários festejam os 99 anos de fundação do Sindicato de BH


11/06/2024

A festa dos 99 anos de fundação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região (SECBHR), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizada em 8 de junho, no Clube Recreativo da entidade, em São José da Lapa, reuniu a família comerciária e personagens do sindicalismo e da sociedade mineira. Entre eles, Salvador Ohana, diretor da Fecomércio-MG, representando Nadim Elias Donato Filho, também Presidente do Sindilojas Belo Horizonte; Lucio Farias, Presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva-BH); Osanan Gonçalves dos Santos, Presidente do Sindcomerciários de Montes Claros e Região, que representou Levi Fernandes Pinto, Presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais (Fecomerciários-MG) e Diego Álvaro dos Santos, prefeito de São José da Lapa.


Outros nomes, como José Alves Paixão, vice-presidente do SECBHRH e também vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT-MG), falou em nome do presidente Paulo Roberto da Silva, enquanto o sindicalista Piauí, foi porta-voz da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG). Vilson Valdez e Onofre Ferreira, compareceram em nome de Afonso José do Rosário, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belo Horizonte (STICC-BH), e Mauricio Duarte, presidente do Centro de Apoio às Entidades Comunitárias e Sociais de Minas Gerais (CAECSMG).


PERIARD RESGATA A HISTÓRIA DO SECBHR

Os comerciários e familiares presentes no clube ouviram o presidente João Periard resgatar a história do SECBHR, que está diretamente ligada à história da capital mineira e do sindicalismo brasileiro. Em 11 de junho de 1925 era fundada a entidade representativa da categoria, uma das mais antigas do país. O reconhecimento da entidade, como sindicato, pelo Ministério do Trabalho, só veio a acontecer em 5 de dezembro de 1941.


Periard agradeceu o comparecimento das famílias que orgulhavam a diretoria presidida por ele e chamou os diretores para, ao lado dele, cantar os parabéns para o sindicato, cuja existência é marcada pela luta por melhores dias para a categoria.


O sindicalista também lembrou que o Clube dos Comerciários é um espaço de união, prática de esportes e diversão para a família comerciária, que confraterniza nos 140 mil metros quadrados de área verde, com piscinas, campo de futebol, quadras de peteca, vôlei, futebol de salão e playground. O clube ainda dispõe de 15 chalés com fogão, geladeira, churrasqueira e banheiros, quiosques com churrasqueiras para o maior conforto da grande família comerciária.