FETTESC publica a Carta de Blumenau

25/09/2014

O XX QUALIEDUC – Seminário de Trabalhadores Sobre Qualidade na Educação aconteceu na cidade de Blumenau/SC nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2014 e reuniu centenas de professores, auxiliares administrativos, dirigentes sindicais e autoridades públicas.

Para comemorar a vigésima edição do QUALIEDUC, a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina – FETEESC – trouxe a Blumenau nomes como: Moacir Gadotti, Eduardo Guerini, José Dari Krein, Marcos Meier e Eduardo Rocha.

O Prof. Moacir Gadotti, Dr. em Educação, Professor da USP e Diretor Geral do Instituto Paulo Freire, abordou em sua palestra, “A Educação no Brasil Durante os Últimos 20 Anos”. O Professor Dr. da UNICAMP autor da “Política Social e Desenvolvimento – Agenda para o Brasil do Século XXI” falou sobre a “Intensificação do trabalho com remuneração flexível”. O Prof. Eduardo Guerini, Professor de Ciência Política da UNIVALI dissertou sobre “Educação nas grandes corporações de Ensino”. O Prof. Marcos Meier, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná abordou a questão do “Educador como agente de mudança nacional”. O economista Eduardo Rocha da UGT Nacional falou do “Cenário econômico brasileiro e mundial”. O palestrante fez um resgate histórico chegando aos dias atuais e destacou o desmonte do movimento sindical provocado pelo capital.

Os participantes do XX QUALIEDUC, subsidiados pelas brilhantes palestras discutiram os temas propostos e trouxeram para plenária as propostas que depois de discutidas e colocadas em votação constituíram a Carta de Blumenau 2014.

Leia a carta de Blumenau na íntegra.(CLIQUE AQUI)