Sessão reforça causa de presos cubanos

29/09/2014

Em fato raro no período eleitoral, a sessão especial da Assembleia Legislativa pela libertação cubanos presos no Estados Unidos desde 1998 foi realizada com grande público, traduzindo a solidariedade que segmentos representativos da sociedade baiana prestam a esta que hoje é uma causa humanitária.

O deputado Álvaro Gomes (PCdoB), proponente da sessão, disse que a prisão e o julgamento, por espionagem, de cidadãos cubanos que procuravam, nos Estados Unidos, identificar a origem de atentados praticados em Cuba por exilados residentes em Miami, ocorreram em flagrante desrespeito à própria Constituição norte-americana.

O parlamentar lamentou que, enquanto os cubanos permanecem encarcerados, “os verdadeiros terroristas, como Luiz Posada Carriles, estão soltos”. Carriles, segundo ele, é responsável por “atentados em hotéis na ilha, tentativas de assassinar Fidel Castro e a explosão de um avião cubano, em 1976, matando 73 pessoas”.

A cônsul-geral de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol, agradeceu o apoio que a causa vem recebendo em todo o Brasil e disse que a liberdade de seus compatriotas está nas mãos do presidente Barack Obama. Ela apresentou ao presentes mensagens telefônicas de três prisioneiros e vídeo com os dois que, tendo cumprido a pena, já estão livres.

Entre entidades políticas e sindicais presentes ao ato, podem ser citadas Esquerda Democrática, CUT, UGT, Germen, Tortura Nunca Mais, Movimento Vozes Salvador, Fenasdetran, Instituto Rômulo Almeida, Abramet, Sindicato dos Engenheiros, Intersindical, CTB, jornal A Nova Democracia e Movimento Social dos Povos Brasileiros.

" O presidente da Ugt Magno Lavigne, ressaltou o caráter desta luta pela libertação dentro do contexto internacional da luta pela auto determinação dos povos, Magno citou ainda o absrudo do embargo economico a Cuba e que a libertação dos presos seria uma forma forma de sinalização dos americanos em reconhecer que seu tipo de imperialismo não cabe mais no muindo contemporâneo, e que suas intervenções tem sido desastradas desde as a Cuba , quando as relacionadas ao Oriente médio"

Categorizado em: UGT - Bahia,