UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

A UGT/ES propõe a criação do Instituto Negro da UGT


28/11/2014

 

 

Durante o 1º Colóquio Nacional do Negro da UGT foi dada a largada para a mobilização nacional pró Instituto Negro da UGT

 

Durante os dias 19 e 20 de novembro Vitória do Espírito Santo foi palco para o 1º Colóquio Nacional Negro da UGT que tratou do tema: “Negras, negros e a organização” foi uma ação proposta pelas secretarias do Movimento Negro da UGT/ES e da Diversidade Humana da UGT Nacional, e que contou com a assessoria técnica do INSPIR, Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial. O evento reuniu cerca de 80 lideranças sindicais e do movimento negro do Espírito Santo e do Rio de janeiro, além da presença de representantes da UGT Nacional, como a secretária nacional da Diversidade Humana da UGT, Ana Cristina Duarte. 

 

O evento, que foi aberto com o Hino nacional Brasileiro e encerrado com o Hino N’KOSI SIKELELI AFRICA, tratou de assuntos para além das questões de cor. Dando bastante ênfase à luta das mulheres negras, com destaque para a mobilização rumo à Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Estar, no dia 13 de maio de 2015, em Brasília.

 

Durante os trabalhos discussões temáticas como: “O Racismo Institucional” (Professora Doutora Patrícia Gomes Rufino), “A Violência Contra a Mulher: Avanços e Retrocessos”, (Desembargador Pedro Valls Feu Rosa) “A Sexualidade Como Vetor de Preconceito no Mercado de Trabalho” (Professor Doutor Alexssandro), “Lançamento da Marcha das Mulheres Negras Sindicalizadas” e “Lançamento da Cartilha de Formação do Trabalhador” (Secretaria Nacional a Diversidade Humana Cristina Duarte e Drª Regina Silveira Assessora do INSPIR), “Lançamento da Criação do Instituto do Negro da UGT” (Ari George Presidente da UGT-ES e Marcos Roberto Secretario do Movimento Negro e Diversidade Humana da UGT-ES) e “ Criação da União  Geral por Moradia- UGM estadual”(representantes da UGT Nacional e UGM Nacional- Tadeu Amaral e Francisco Ferreira de Souza).

 

O Colóquio resultou em diversas propostas de encaminhamento que estão sendo tabuladas pela assessoria técnica da UGT/ES. Dentre as propostas, merece especial destaque a do Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que propôs uma reunião entre a UGT/ES e o Desembargador Willans Silva, o primeiro desembargado negro no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O desembargador Feu Rosa se prontificou a mediar o encontro que terá a finalidade dar celeridade a todos os processos que envolvam crimes de racismo ou congêneres. Proposta que foi imediatamente acatada, pelos presentes, e muito bem recebida pelo presidente da UGT/ES, Ari George, “nós ficamos muito feliz com uma atitude como essa partindo de um desembargador capixaba. Mas pelo o que o Dr. Feu Rosa fez quando presidente do TJES, abrindo o tribunal para os movimentos sociais isso não nos surpreende, pelo contrário, vamos fazer valer essa oportunidade para tratar de varias questões, que nos aflige, como por exemplo, o verdadeiro extermino de jovens negros no Espírito santo, assim como em todo o Brasil”, frisou Ari George, Lembrando ainda que dados mostram que a cada 25 minutos morre um jovem neste país e quase sempre, negro. A violência contra a mulher, e o reconhecimento que em sua maioria é de negras e pobres; o racismo institucional, que apesar de “escamoteado e maquiado” cresce; o tratamento institucional quando se trata das comunidades tradicionais quando busca o instrumento público; o bullying relacionado à etnia que tem tirado as crianças das escolas capixabas as colocando próximas do tráfico; discutir a forma de poder ter na aplicação da Lei 10639 a participação do notório saber das comunidades tradicionais de matriz africana; e criar um canal de denúncia direta contra o racismo. Serão outros temas tratados nessa reunião.

 

Fonte: UGT Espírito Santo




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.