Intervenções Culturais e temas polêmicos no 1º Colóquio Nacional Negro da UGT

28/11/2014

“A Sexualidade Como Vetor de Preconceito no Mercado de Trabalho” foi um dos temas mais polêmicos tratados no 1º Colóquio Nacional Negro da UGT que aconteceu no Espírito Santo. Com a experiência de professor doutor da Universidade Federal do Espírito Santo, o prof. Alexssandro Fucci, provocou a plenária para exporem seus mais arraigados preconceitos. Superado o estranhamento inicial, o resultado foi surpreendente, “Ficou provado que hoje o movimento sindical e o movimento negro têm maturidade suficiente para discutir e deliberar sobre os mais complexos temas. Superando todo machismo e sexismo”, sentenciou Ana Cristina, secretária nacional da Diversidade Humana da UGT, em suas considerações finais sobre o tema.

Entre uma exposição e outra aconteceram Intervenções Culturais. Primeiro o Mc Marquinhos da delegação da UGT-RJ, brindou os presentes com um show de Funk Gospel. Marquinhos é Gari e diretor do Sindicato de Asseio e Conservação de Niteroi/RJ. Em suas composições, Marquinhos, fala de sua experiência com Missionário de Cristo.

Do Funk ao Hip Hop. Através de uma mistura de reggae, rap e músicas tradicionais capixaba, que o rapper Edson Sagaz denomina de “reciclagem sonora” o secretário para o Movimento Negro e Diversidade Humana da UGT/ES, mostrou outras qualidades suas, com muita desenvoltura. “Toda expressão de arte é também uma forma de protesto capaz de despertar consciências”, finaliza Marcão.

Fonte: UGT Espírito Santo